Abertura das Paralimpíadas Escolares reune 1.300 atletas em São Paulo
Nesta segunda-feira 25, foi realizada em São Paulo a abertura oficial das Paralimpíadas Escolares. O auditório Celso Furtado recebeu 1.300 atletas que participam das competições, que reúnem atletas de 26 Estados brasileiros e uma delegação internacional vinda do Reino Unido.
O vice-presidente do Cômite Paralímpico Brasileiro (COB), Ivaldo Brandão, destacou a importância do evento como uma forma de inserir pessoas com deficiência na sociedade por meio de políticas públicas de valorização “Nós nos sentimos honrados em promover esse magnífico evento, porque sabemos que aqui dentro temos pequenas joias que serão o futuro do Brasil”, projetou Brandão.
As Paralimpíadas Escolares são o último evento anual promovido pelo COB e encerram o calendário de atividades do comitê. As disputas se estendem até sexta-feira, 29, e serão disputadas nas modalidades: atletismo, judô, bocha, futebol de 5 (deficientes visuais), futebol de sete (paralisia cerebral), natação, goaball, tênis de mesa e vôlei sentado.
A delegação acreana é formada por 84 pessoas, a maior da região Norte e foi escolhida para abrir os desfiles das delegações. O atleta Allef Fernandes assume ser um competidor e veio para buscar resultados na competição. “Estou treinando há bastante tempo para essa competição e vou dar o meu melhor para alcançar bons resultados”, disse otimista.
Participante singular na equipe de São Paulo
O time de São Paulo contou com a participação de uma atleta paralímpica acreana, a medalhista de bronze em Pequim 2008 e duas vezes prata em 2012 em Londres, Jerusa dos Santos, que participa de um programa que visa atender atletas com alto nível esportivo, avaliando e dando suporte no desenvolvimento do atleta. “A realização das Paralimpíadas Escolares é uma forma de descobrir e incentivar novos atletas visando as Paralimpíadas 2016. Esse evento valoriza o atleta paralímpico e incentiva a descoberta de novos talentos”, declarou.
Nesta terça-feira, 26, começa a disputa no atletismo, modalidade de maior participação paralímpica.