Abertura da Semana Mundial de Amamentação é realizada em Rio Branco

Marizete Pereira é doadora deleite materno e diz que se sente gratificada por ajudar outras crianças (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Marizete Pereira é doadora de leite materno e diz que se sente gratificada por ajudar outras crianças (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou nesta segunda-feira, 1, em mais de 170 países. Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo.

Apesar dos benefícios patentes do aleitamento materno, há ainda obstáculos diversos para sua disseminação. Uma prática cultural prejudicial está ligada às pressões explícitas e implícitas, que impõem que não se deve amamentar em público.

No Acre, o evento de abertura da semana foi realizado na praça interna da Maternidade Bárbara Heliodora, na tarde desta segunda-feira, 1, e contou com a presença dos colaboradores da maternidade, membros da Divisão de Saúde da Criança e da Central do Banco Estadual de Leite.

O evento tem como objetivo principal conscientizar toda a sociedade sobre a importância do aleitamento materno e esclarecer à população que as mulheres podem, sim, amamentar seus filhos em locais públicos, sejam nas praças, órgãos e instituições. E convidar as mulheres que estão gestantes ou amamentando a serem doadoras do Banco de Leite da maternidade.

“Todos podem ajudar de alguma forma a multiplicar essas informações e convidar as mamães a serem doadoras de leite. As mães que amamentam seus filhos e percebem que a mama continua cheia, podem doar o leite que sobra para o banco de leite, onde ele será processado para que possa chegar até o próximo bebê”, informou Ângela Lopes, técnica estadual de amamentação da Divisão de Saúde da Criança.

Hélio Pinto, coordenador do Banco de Leite Humano diz que mães doadoras são acompanhadas a cada 10 dias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Hélio diz que mães doadoras são acompanhadas a cada 10 dias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

As mulheres interessadas em doar de leite devem procurar a Maternidade Bárbara Heliodora, no setor do banco de leite ou então entrar em contato por meio do telefone: 0800-647-1060. Assim é possível ter acesso as informações necessárias sobre como ser doadora de leite.

Segundo Hélio Pinto, enfermeiro e coordenador do Banco de Leite Humano, as mães doadoras recebem um acompanhamento dos profissionais da saúde a cada 10 dias.

“O leite é armazenado para recolhermos e levarmos para a central de armazenamento e, em seguida, distribuir entre as mães que têm dificuldade de amamentar seus filhos”, informou Hélio.

Para a mãe e doadora, Marizete Pereira, poder realizar as doações de leite é muito gratificante pois não estará apenas contribuindo para o crescimento de seu filho, mas também de outras crianças que necessitam de ajuda.

“Estou tendo um bom acompanhamento dos profissionais aqui da maternidade, consigo amamentar meu filho e também realizo doação de leite para a central de armazenamento. Ação que me traz um sentimento gratificante, uma sensação boa, por saber que estou ajudando outras crianças”, relatou Marizete.

Benefícios da amamentação

  1. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade.
  1. Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês.
  1. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten.
  1. Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos.
  1. Previne a anemia.
  1. Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.
  1. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia.
  1. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.
  1. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia.
  1. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter