Cerca de 700 pessoas prestigiaram o evento de abertura da nona edição da Semana Acreana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT, no Teatro Plácido de Castro, na noite desta terça, 3. A solenidade teve dois momentos: o primeiro, com as falas dos representantes das instituições governamentais que apoiam o projeto, e o segundo, com a atração Nany People no stand up “TsuNany”. O projeto é uma realização da Associação de Homossexuais do Acre (Ahac).
O prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre, a presidente da Fundação Elias Mansour, Francis Mary Alves de Lima, Suely Melo, Secretária de Estado de Saúde, e o representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Dimas Sandas, falaram do papel do poder público na construção de políticas para a população LGBT.
“Na época da campanha nós propomos o novo, que é levar a gestão aos mais diversos segmentos desta capital. Criamos a Secretaria Municipal de Direitos Humanos para ajudar a construir uma Rio Branco mais solidária, mais respeitosa com a diversidade. Precisamos de momentos como esta Semana para refletirmos que mesmo na diferença podemos construir ambientes de solidariedade e amor”, disse Marcos Alexandre.
{xtypo_quote_right}A cultura é a mola do mundo para sensibilizar os corações e as mentes em nome do amor, para o respeito com a diversidade sexual. O movimento LGBT tem feito seu papel fundamental em trabalhar uma semana de conscientização. Assim, o governo, por meio de editais do Fundo Estadual da Cultura, apoia iniciativas que promovam a cidadania.
Francis Mary
presidente da FEM{/xtypo_quote_right}
O deputado Jean Wyllis, convidado pela organização, não pôde comparecer à abertura. Enviou um vídeo saudando a todos e pedindo engajamento da comunidade LGBT em relação a projetos que tramitam no Congresso Nacional.
“Vamos fazer a revolução do amor. Depois de nove anos, conseguimos pela primeira vez a presença do prefeito da capital em nossa programação. Isso é um valor simbólico muito forte e aponta que podemos realmente estar no caminho certo. Devemos olhar para as pessoas com os olhos do amor, com o coração aberto, para que possamos acreditar que o amor vence qualquer preconceito”, ressalta Germano Marino, presidente da Ahac.
Stand up “TsuNany”
O momento mais esperado pelo público veio com Nany People no stand up “TsuNany”. Com quase duas horas de espetáculo, a atriz levou a plateia a gargalhadas e momentos de pura emoção.
“Estou impressionada com o Acre. Vocês têm que dar valor ao que acontece aqui e apoiar iniciativas como a Semana da Diversidade, promovida pela Associação de Homossexuais do Acre. Não é apenas a ideia de baladas, mas de promover cidadania e políticas públicas. O apoio do governo a um projeto como esse é algo que não acontece em outros lugares. Vocês têm que levar isso para o restante do Brasil”, disse Nany.
A Semana Acreana da Diversidade é realizada pela Associação Homossexuais do Acre (Ahac), com o apoio do governo federal, do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Coordenação DSTs – Aids), Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Comunicação, Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer, e da Prefeitura de Rio Branco, Fundação Garibaldi Brasil, e outras instituições da sociedade civil e privadas. É financiada com recursos do Fundo Estadual de Cultura da FEM.