Abertura da 2ª Semana da Tradição Oral será no domingo

Em 2012, a Semana da Tradição Oral, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, foi sucesso de público (Foto: Assessoria FEM)

Em 2012, a Semana da Tradição Oral, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, foi sucesso de público (Foto: Assessoria FEM)

Fortalecer a formação e a troca de experiências entre os contadores e escutadores de histórias e, assim, manter viva a tradição oral acreana. Este pensamento da arte-educadora Marília Bomfim ganhou corpo, forma e o nome de “Semana da Tradição Oral”, em 2012, depois de contemplado com o Prêmio Pontinho de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). Amadurecido, agora o projeto entra na segunda edição, com abertura no domingo, 23, às 18 horas, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, onde também funciona o Centro de Multimeios.

É lá, inclusive, o ambiente de trabalho de Marília, conhecida também pela sua contribuição como atriz e dramaturga no Grupo do Palhaço Tenorino (GPT). Para este ano, ela explica que a programação envolve apresentações culturais, rodas de contação de histórias, palestras e oficinas. Tudo gratuito e voltado para os apaixonados pela ‘literatura falada’. E ainda tece um comentário sobre a importância de se propor ações de valorização da identidade regional.

“Mesmo que as linguagens escrito e digital se mostrem essenciais para a vida das sociedades contemporâneas, a oralidade foi e ainda é parte fundamental da maneira de ser do acreano. Podemos facilmente detectar as rodas de conversa nas aldeias, seringais, na cozinha, na calçada da frente de casa, na varanda do vizinho, na praça e no meio da rua. Portanto, é uma forma recorrente de transmissão de valores, costumes e crenças”, finaliza.

Pública da Semana Tradição Oral, em 2012, interage e participa de oficina (Foto: Assessoria FEM)

Pública da Semana Tradição Oral, em 2012, interage e participa de oficina (Foto: Assessoria FEM)

Como novidade, algumas atividades serão executadas na Biblioteca Pública e na Filmoteca Acreana. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), através do Centro de Multimeios, o projeto recebeu o financiamento do governo, por meio do Edital Cultura e Comunidade, da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e conta com o apoio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e do Departamento Estadual do Livro e da Leitura (Dell).

 Confira a programação 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter