Aberto prazo de inscrições para o Enem 2009

Ufac adotará o novo exame para preenchimento das vagas remanescentes. Saiba como cada instituição de Ensino Superior irá utilizar o novo Enem

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira, 15, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2009. O prazo vai até o dia 17 de julho para quem está concluindo o ensino médio. A prova, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação, será aplicada nos dias 3 e 4 de outubro.

Todas as inscrições para o Enem 2009 serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço enem.inep.gov.br. O estudante concluinte do ensino médio da escola privada deverá imprimir, na seqüência, o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência de estabelecimento bancário, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), ou solicitar isenção da taxa de inscrição.

Alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas se inscrevem ao Enem gratuitamente. Também não pagam taxa todos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008. Para os outros casos, a isenção deverá ser solicitada no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao. A relação de pedidos deferidos será divulgada a partir do dia 10 de julho.

Novo Enem – O Enem 2009 vem com novidades. Até 2008, a prova era constituída de 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. Agora, a proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

O novo Enem manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.

Ufac – A Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiu ainda não adotar o Enem como o processo seletivo em substituição ao vestibular. Mas a reitoria utilizará o exame para o preenchimento de vagas remanescentes.

Saiba como cada Instituição Federal de Ensino Superior vai utilizar o novo Enem. Acesse aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter