Percurso de aproximadamente 1,2 mil km abrange trecho transfronteiriço do Brasil (Acre), Peru e Bolívia
Estradas de terra, entre florestas e sub-bosques, trechos de asfalto e pequenos ramais são os atrativos para quem deseja se aventurar no 7º Rally Bolpebra. As inscrições estão abertas até o dia 8 de novembro para motos, carros e quadriciclos em provas de regularidade e velocidade que se estendem por áreas de fronteira do Brasil, Peru e Bolívia. Realizado pela Federação de Motociclismo do Acre (Femac) e Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), o Rally Bolpebra reúne entre 12 e 14 de novembro os participantes para um roteiro diferente tendo como cenários, os municípios da região amazônica com suas características geográficas e climáticas.
A equipe organizadora está nesta fase realizando o reconhecimento da área a ser percorrida nos trechos previstos. O presidente da Femac, Jefferson Cogo, explica que as primeiras chuvas que caíram nos últimos dias podem implicar na alteração dos chamados "trechos especiais" – onde acontecem as provas de velocidade – tendo que suplantar alguns deles desviando para outros de asfalto. "Este é um rally internacional que já foi uma etapa do brasileiro de rallys e do latinoamericano. A grande diferença é que ocorre na região amazônica, onde o terreno tem poucas pedras, em trechos mais em floresta, sub-bosques, ramais. Atrai quem geralmente gosta dessa modalidade", diz ele destacando que este tipo de prova requer uma estrutura muito maior. São mais de trinta pessoas nas equipes de apoio e toda a logística necessária para garantir a segurança dos participantes, inclusive com o apoio do exército.
Cogo diz que o rally vem numa ascensão de participação de público e de pilotos. Realizado a cada dois anos, a última edição em 2008 reuniu em torno de 80 inscrições. "Este ano, por causa das eleições, tivemos o tempo reduzido para buscar patrocínio já que o evento também é uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Acre. Quem decidir participar vai gostar da prova".
O 7º Rally Bolpebra inicia no dia 11 de novembro com a reunião entre pilotos e equipe organizadora e já no dia 12 começa a primeira etapa seguindo posteriormente nos dias 13 e 14 para Cobija e trecho de fronteira. Bolpebra é o nome formado pelas sílabas iniciais dos países que formam a fronteira trinacional: Bolívia, Peru e Brasil. Mais informações e dados sobre inscrições é possível acessar pelo endereço www.bolpebra.hd1.com.br.