Abertas inscrições para curso a distância sobre patrimônio imaterial

Estão abertas, até 30 de janeiro, as inscrições para o curso a distância “Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial”.

O curso é dirigido a gestores públicos da área de patrimônio imaterial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://inspirebr.com.br/ead. A seleção dos participantes será realizada no dia 10 de fevereiro.

Serão oferecidas 50 vagas e a formação será de 19 de fevereiro a 4 de maio deste ano. O corpo docente é formado por especialistas do Brasil e da América Latina.

O objetivo com a formação é fortalecer as capacidades locais para estruturação e execução de políticas de patrimônio imaterial, nos estados e municípios brasileiros, por meio da capacitação de gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, que envolve legislação, identificação, reconhecimento, apoio e fomento à sustentabilidade. Também permitirá analisar e discutir os principais conceitos relacionados ao patrimônio cultural brasileiro em suas diferentes dimensões e interações com aspectos de identidade, território e meio ambiente.

“Existe uma política nacional que aponta que é importante a formação na área de patrimônio imaterial pela carência de pessoas capacitadas na área. No Acre, não temos bens já registrados, mas isso não quer dizer que não possuímos esses bens, por isso que é importante que gestores se inscrevam no curso para fomentar e trabalhar esse universo do patrimônio cultural imaterial”, disse Deyvesson Israel Alves Gusmão, superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (Iphan-Acre).

O projeto é realizado pelo Centro Lucio Costa (CLC), em parceria com o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Crespial), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e coordenação técnica da Inspire.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter