Abertas as inscrições para o curso de ledor e transcritor para professores da rede pública

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Educação Especial e Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP/DV), abre inscrições para o curso de ledor e transcritor. O curso tem a carga horária de 120h, de forma presencial e à distância.

As inscrições ocorrem nos dias 30 e 31, no prédio da Divisão de Ensino Especial, localizado na Rua Omar Sabino de Paula, 650 – Sala 13 (ao lado do antigo Barral y Barral, em frente à Defla), das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

O público-alvo do curso são professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores de sala comum da rede pública de ensino e comunidade em geral.

São 30 vagas distribuídas da seguinte forma: 17 vagas destinadas aos professores do AEE e professores de sala de aula comum, 01 vaga para pessoas com deficiência, exceto pessoas com deficiência visual e auditiva, e 12 vagas para a comunidade em geral.

Público-alvo do curso são professores do Atendimento Educacional Especializado Foto de arquivo/Ascom SEE

Os interessados devem levar os originais e as cópias do documento de identidade e certificado de conclusão de ensino superior ou ensino médio. Além disso, os professores da rede pública devem apresentar também uma declaração original da escola onde trabalham.

Para fazer o curso, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos e ter cursado o ensino superior ou o ensino médio.

Na pré-seleção, o candidato será submetido a teste de leitura e transcrição de áudio em língua portuguesa, tendo que ler fluentemente e transcrever textos com domínio das regras de língua portuguesa (ênfase em ortografia).

O curso tem por objetivo fornecer subsídios técnicos para o desempenho da função de ledor e transcritor a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, escuta e gravação de áudio; considerando o ritmo, a pontuação, a tonalidade e a entoação de voz, como recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência que necessite de ajuda em concursos, vestibulares, entre outros.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter