Durante a abertura da 1ª Oficina de Planejamento do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), o governador Gladson Cameli agradeceu nesta sexta-feira, 27, o empenho e dedicação de todos os profissionais da polícia Militar, polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Socioeducativo (Ise) em prol da sociedade acreana.
O gestor relembrou os inúmeros investimentos realizados ao longo deste ano, como a entrega de equipamentos, fardamentos, convocação de mais de 500 novos policiais militares e civis que aguardavam por este momento desde 2017, valorização dos servidores e a grandiosa entrega de mais de 120 viaturas de uma só vez.
“Gostaria de dizer para todos vocês que a Segurança Pública tem me dado muita alegria. Nunca é demais lembrar que assumimos um Estado quebrado onde não tinha nem dinheiro para abastecer nossas viaturas e hoje a situação é completamente diferente e saibam que vocês têm total prioridade em meu governo”, pontuou o chefe do Executivo.
Outra importante conquista assegurada pelos profissionais diz respeito ao pagamento das titulações a partir de maio do próximo ano. O benefício foi anunciado e garantido recentemente pelo próprio governador Gladson Cameli enquanto participava de uma solenidade no Corpo de Bombeiros.
Ainda em sua fala, Gladson ressaltou a diminuição nos índices de violência em todo o Estado, enfatizou que todos os policiais contam com seu apoio e dará todas as condições possíveis para a continuidade das ações de enfrentamento ao crime. Cameli fez um reconhecimento público ao esforço da equipe técnica e jurídica da Segurança Pública para salvar recursos federais que estavam praticamente perdidos devido a ingerência da gestão passada.
“Sabemos que temos problemas, mas quero deixar claro que eu e o Major Rocha estamos empenhados em fazer tudo que podemos para trazer os investimentos que a Segurança Pública precisa. E aqui vai o meu reconhecimento para essa competente equipe que não deixou perder emendas federais que já eram consideradas perdidas. Foram quase R$ 30 milhões de recursos salvos que nos ajudarão e muito a fortalecer e modernizar as nossas policias e quem ganha também é o cidadão que vai poder ter a oportunidade de exercer o seu direito de ir e vir”, comentou.
O secretário Paulo Cezar Rocha dos Santos relembrou a revitalização e retorno das atividades do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), o prédio foi abandonado pela antiga administração. O fortalecimento do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi destaque. A única aeronave não funcionava há dois anos. Em 2019, além do retorno das missões aéreas, a frota foi triplicada com a chegada de um avião e um helicóptero.
O gestor da Segurança Pública salientou que o ano vindouro será de grandes investimentos. Um deles refere-se a construção dos centros integrados no interior, reformas de delegacias e quarteis, aquisição de mais equipamentos e viaturas, capacitação de todos os agentes das forças policiais, entre outros importantes avanços.
O evento contou com a participação do comandante-geral da polícia Militar, coronel Ulysses Araújo; do delegado-geral da polícia Civil, Henrique Maciel; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; do diretor-presidente do Iapen, Lucas Gomes; do diretor-presidente do Ise, Rogério Silva; e demais integrantes da Segurança Pública.