A convite da China, Nazaré participa de seminário de cooperação em Macau

macau-china-aerial-view-wallpaper
Fórum será realizado em Macau (acima) e Beijing (Foto: internet)

A vice-governadora do Acre Nazaré Araújo, a convite do governo chinês, irá participar do Seminário Ministerial sobre Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que será realizado de 11 a 20 deste mês, nas cidades de Beijing e Macau.

Realizado pelo Ministério do Comércio da China, que está se responsabilizando por todas as despesas de viagem – passagens, hospedagem, alimentação e deslocamentos -, o seminário será realizado em português.

O convite é um desdobramento do encontro que se deu em Ji-Paraná (RO), no mês de junho, com os governadores do Mato Grosso, Rondônia e Acre, para troca de informações técnico-comerciais com a comitiva chinesa, visando à construção da Ferrovia Transoceânica. A obra está sendo planejada para cortar o território brasileiro, entre o Porto do Açu, no litoral do Rio, até Boqueirão do Esperança, no Acre.

Leia também:
Vice-governadora discute sobre ferrovia com embaixador da China

A vice-governadora representará o Acre no evento (Foto: Val Fernandes/Secom)
A vice-governadora representará o Acre no evento (Foto: Val Fernandes/Secom)

O assessor de governo Leonardo Lima Filho, formado em Relações Internacionais e lotado na Casa Civil, acompanhou o encontro em Rondônia e também irá participar do evento no Oriente.

“Os chineses querem uma aproximação cultural por meio da língua portuguesa, o que pode intensificar as relações comerciais”, disse.

O encontro, conhecido como Fórum de Macau, foi criado em outubro de 2003, em coordenação com Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Nazaré Araújo falou sobre a importância do encontro: “Somos a fronteira mais próxima ao Oceano Pacífico dentro do Brasil. Estamos mais próximos ao Peru e adotamos um modelo de valoração de baixo carbono. Por isso, temos o que demonstrar no enfrentamento de mudanças climáticas dos eventos extremos, no aprofundamento da visão do socioambientalismo, que desperta o interesse do mundo”, avaliou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter