A arte de contar histórias por meio daquilo que se veste

Noventa figurinos e 300 peças de roupa farão parte do espetáculo "Levantado do Chão"

figurino_usina_arte_foto_angela_peres.jpg

Figurinista Rodrigo Cohen é responsável pela criação das peças (Foto: Angela Peres/Secom)

figurino_usina_arte_foto_angela_peres_2.jpg

Mulheres costureiras aprendem as técnicas e produzem o figurino para o espetáculo (Foto: Angela Peres/Secom)

"Levantado do Chão" é um romance do famoso escritor português José Saramago que retrata a luta de um povo face às forças opressoras. Luta obstinada e de muitos sacrifícios, feita sobre um ambiente de miséria rural. Uma história épica, contada através de quatro gerações, que será interpretada pelos alunos da Usina de Arte João Donato, num espetáculo que estreia dia 4 de setembro, com atores e músicos do próprio curso, além de uma superprodução realizada por profissionais vindos de várias partes do Brasil.

Rodrigo Cohen é o figurinista responsável por toda a produção e confecção de peças que serão usadas nesse grande espetáculo. Com dez anos de experiência na área, é a segunda vez que Rodrigo vem do Rio de Janeiro para Rio Branco com o objetivo de dividir seu conhecimento e experiência com os alunos do curso de teatro da Usina de Arte. "A gente vem com a intenção de que depois eles sejam capazes de fazer tudo sozinho", explica o figurinista.

A peça "Levantado do Chão" traz mais de 40 pessoas em cena. Como o roteiro conta a história de quatro gerações de personagens, são mais de 90 figurinos, "uma quantidade significativa", como diz o próprio Rodrigo. Numa trama que traz campesinos e ricos, dois extremos, é nas vestimentas que de cara já nos encontramos com a diferença entre esses dois mundos. As roupas também são capazes de nos contar a trajetória da obra. No início elas são pesadas, gerando um clima mais denso, depois vão passando para uma imagem mais leve.

Rodrigo está trabalhando com uma equipe de seis costureiras e conta também com a ajuda dos alunos do curso de teatro. Ao todo, serão mais de 300 peças de roupa. É um trabalho complexo, onde é necessário que o figurinista conheça a fundo a história, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. E esse é um trabalho que Rodrigo e sua equipe desejam cumprir com sucesso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter