Senador Tião Viana ministra aula inaugural do MBA

Aula foi ministrada em Curitiba por meio de teleconferência para mais de vinte locais no Acre, onde o curso é realizado

aula_inaugural_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Senador Tião Viana ministra curso por videoconferência (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A gestão correta dos recursos públicos, o comprometimento dos servidores e gestores públicos, a importância dos municípios para a federação, a tecnologia da informação e o acompanhamento de obras públicas foram alguns dos temas abordados pelo senador Tião Viana (PT-AC) durante a aula inaugural da pós-graduação do MBA em gestão pública com ênfase em controle externo. A aula foi ministrada em Curitiba por meio de teleconferência para mais de vinte locais no Acre, onde o curso é realizado. Até agora, 4.350 pessoas já se inscreveram no MBA. 

A conselheira Dulce Araújo representou o TCE do Acre no evento em Curitiba, onde fica a sede da INFOCO, empresa responsável pela proposta pedagógica do curso de pós-graduação. Além de Viana, deram aula, o presidente do TC de Tocantins, Severiano Cavalcante e representado o ministro chefe do Tribunal de Contas da União, Ubiratam Aguiar, falou o presidente do TC do Paraná, Rafael Blanco. 

O curso terá duração de um ano e meio com aulas telepresenciais e presenciais duas vezes por semana. Em Rio Branco há mais de vinte locais onde as aulas serão ministradas, como a sede do Tribunal de Contas do Estado e a Assembleia Legislativa.    Os prefeitos de Rio Branco, Raimundo Angelim e de Brasiléia Leila Galvão, assistiram a aula na sede do TCE.  Leila diz que 300 pessoas da cidade participam do MBA. "Como no interior a mão de obra qualificada na gestão pública é mais difícil do que na capital, o curso vem em boa hora".

Para o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, presidente da AMAC – Associação dos Municípios do Acre – é mais fácil administrar quando gestores e órgãos fiscalizadores falam a mesma linguagem. "Se os 22 municípios do Acre tiverem servidores capacitados na gestão de recursos públicos a aplicação será mais rigorosa", avalia. Cento e noventa servidores das áreas de planejamento, orçamento e finanças, da câmara de vereadores e da AMAC participam do MBA por meio da prefeitura de Rio Branco.   

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcus Aurélio Cruz, que também participa do MBA, diz que o ganho é para toda a sociedade, na medida em que os recursos públicos serão melhores aplicados e fiscalizados. "O curso alia conhecimento técnico e cidadania".

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro José Augusto diz que este é um momento único no Acre. "Quem perder esta chance dificilmente poderá tê- la novamente. O nível dos instrutores é altíssimo e esperamos que ao final do curso, o TCE encontre prestação de contas mais claras e tenha menos problemas   com a fiscalização. José Augusto anunciou que  sexta-feira vai a Brasília para uma reunião com a presidência do Tribunal de Contas da União. O MBA vai ser ministrado para  16 mil gestores em todo o Brasil. "Fruto já do sucesso que é o MBA no Acre", avalia.     

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter