Exame que antes só era realizado em Rio Branco, também será disponibilizado em Cruzeiro do Sul. Na rede particular, chega a custar R$ 240
Agora as mulheres do Vale do Juruá não precisam mais vir a Rio Branco fazer mamografia (exame que detecta a presença de tumores nos seios). A secretaria de Saúde firmou convênio com uma clínica privada de Cruzeiro do Sul, que garante a realização de exames gratuitos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
Além de Cruzeiro do Sul, as mulheres de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Taumaturgo, Feijó, Tarauacá e até de cidades amazonenses vizinhas, como Guajará serão beneficiadas com o exame, pedido pelos médicos principalmente para mulheres acima dos 40 anos, ou que tenham suspeita de câncer de mama ou alguma anomalia nos seios.
O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, explica que o Departamento de TFD – Tratamento Fora do Domicílio – passará a emitir passagens para Cruzeiro do Sul, para mulheres da região do Juruá, que precisarem fazer o exame. "Será bom para as mulheres que não vão sair de sua região para fazer exame e para o governo, que economizará , podendo investir recursos em outras áreas", explica Leal.
Em Rio Branco, o exame de mamografia é realizado no Cecon – Centro de Oncologia. Na rede privada o exame custa R$ 240,00. A mamografia é fundamental na descoberta de caroços e tumores, ou alterações que causam o câncer de mama. No Acre, o câncer de mama e de útero são os tipos mais comuns entre as acreanas. "É um exame que pode salvar uma vida, por isso é fundamental na rede pública", explica o secretário.
Quando a maternidade de Cruzeiro do Sul ficar pronta, segundo Osvaldo Leal, um aparelho de mamografia próprio da secretaria de Saúde será instalado na unidade de saúde. A inauguração está prevista para o próximo ano. O prédio, que também vai abrigar também o Hospital da Criança, contará com cem leitos. A maternidade fica no centro de Cruzeiro do Sul, e abrigava antes o Hospital Geral de Cruzeiro, que funciona agora o Bairro Aeroporto Velho.