Seminário para participação e controle social no SUS ocorre no Acre

Evento faz parte das comemorações dos 20 anos do SUS e é oportunidade para discutir melhorias na saúde

 

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – SGEP-, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde, promove um seminário para debater sobre a política de participação e controle social na saúde pública do Brasil no dia 27 de julho, das 8 às 18 horas, no salão cultural da Faculdade da Amazônia Ocidental – Faao. O evento insere-se na programação de comemoração dos 20 anos da criação do Sistema Único de Saúde- SUS- e inicia as atividades no Acre da Caravana em Defesa do SUS.

A ampliação dos debates e a promoção de intercâmbios de experiências que ocorrerão em vários seminários realizados pelo Brasil, ao lado das iniciativas rotineiras que já são adotadas pelos distintos departamentos da SGEP, constituem estratégias para a consolidação da  Política de Gestão Estratégica e Participativa – ParticipaSUS.

São convidados para o encontro os representantes dos movimentos sociais e dos Conselhos Municipais de Saúde, conselheiros e equipe técnica do Conselho Estadual de Saúde, gestores de saúde, secretários municipais e representantes do Ministério da Saúde – destacando-se o secretário da SGEP, dr.  Antônio Alves.

"Queremos construir em conjunto com os vários segmentos da sociedade uma agenda para a implantação da ParticipaSUS no Estado", reforça a interlocutora da ParticpaSUS no Acre, Lúcia Freitas.

Dentre as atividades, prevê-se um painel sobre a ParticipaSUS e os desafios para a sua implantação, grupos de trabalhos para preparar uma agenda de implantação dessa política, plenária acerca de uma agenda para o Estado, um ato para apoiar a regulamentação da emenda constitucional 29/2000 e para transformar o SUS como patrimônio social, cultural e  imaterial da humanidade.

"Estamos percorrendo o país em comemoração aos 20 anos do SUS e buscamos o fortalecimento deste junto à sociedade. Isso é uma luta de todos. Precisamos da colaboração de todos", frisa dr. Antônio Alves. 
 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter