Técnicos da SEE visitam comunidades isoladas

Iniciativa faz parte do Proacre e visa melhorar as condições das escolas da zona rural 

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Equipes seguem de barco percorrendo vários municípios da zona rural (Foto: Assessoria SEE)

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Objetivo da viagem é identificar demandas nas comunidades escolares da zona rural (Foto: Assessoria SEE)

 

Técnicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizam, desde o início de junho, visitas às escolas localizadas em comunidades isoladas, assentamentos e reservas extrativistas das regionais Purus, Tarauacá/Envira e Juruá. Munidas de GPS, máquinas fotográficas, formulários de diagnósticos e trenas, entre outros equipamentos, as 15 equipes que estão trabalhando nessas áreas têm o objetivo de fazer um levantamento das condições físicas e materiais de 798 unidades de ensino em parceria com as comunidades escolares.

A ação faz parte da primeira etapa do Plano de Melhoria das Escolas do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (Proacre), que consiste na transferência de recursos financeiros destinados à implementação de práticas de descentralização administrativa e operacional das unidades escolares, que estão dentro das Zonas de Atendimento Prioritários (ZAP). Para que as escolas recebam os recursos do programa, é necessário que elas implantem seu Conselho Escolar. Os valores repassados podem chegar até R$ 60 mil, dependendo do número de salas que a unidade possua.    

Desde que o grupo iniciou o levantamento, já passou por comunidades ao longo dos rios Liberdade, Juruá, Purus, Jurupari, Môa, Tarauacá, Iaco e Envira, além de vários igarapés. Entre os muitos obstáculos superados está o grande número de balseiros, que dificultam a navegação dos barcos. Em alguns trechos, a viagem até as comunidades onde residem as famílias chegam a demorar um dia inteiro. "As equipes das secretarias estadual e municipal estão motivadas a realizar o serviço e enfrentar os desafios de chegar até as comunidades mais isoladas do Estado, enfrentando balseiros nos rios, cachoeiras e até naufrágio de barcos com perdas de bens materiais", afirma Maurilho Costa, coordenador de programas especiais da SEE.

Todas as ações do programa estão acontecendo de forma integrada entre governo e prefeituras locais, que dão o apoio logístico disponibilizando transporte aéreo e terrestre, pessoal de apoio e combustível para que as ações sejam implementadas. "Estamos sendo muito bem recebidos pela população e os administradores municipais, que têm dado apoio para que o trabalho alcance seu objetivo", declara Evaldo Viana, coordenador do programa na regional Tarauacá/Envira.

Um bom exemplo de parceria será desenvolvido pela prefeitura de Jordão, onde a estrutura da fábrica de tijolos vai ser utilizada na produção do material empregado nos pisos das escolas rurais daquele município, possibilitando que o dinheiro que seria investido nesse item seja direcionado para outra melhoria.   

Na última fase de diagnósticos, serão contempladas as instituições das regionais do Baixo e Alto Acre. A previsão é de que a etapa de levantamento seja concluída até 31 de agosto. A partir dessa data começa o processo de criação dos Conselhos Escolares nas escolas que ainda não tenham constituído suas unidades executoras.

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