Campanha mobiliza Governo e prefeituras e chega a mais de 83 mil crianças de zero a cinco anos no estado
O Acre supera a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde durante a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. De acordo com o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, foram imunizadas 83.145 crianças de zero a cinco anos nos dias da primeira etapa da campanha, o que representa 100,47% de cobertura vacinal.
O Estado ficou em primeiro lugar em relação à homogeneidade. O critério adotado pelo Ministério de Saúde representa o alcance das cidades ao índice proposto de cobertura vacinal de 95%. No Acre os 22 municípios atingiram as metas atingindo assim 100% de homogeneidade.
“O grande diferencial no Estado é o esforço das secretarias municipais para garantir acesso às vacinas”, destacou o secretário. Uma das propostas do Pacto pelo Desenvolvimento Social dos Municípios (Pró-Município) é ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de atenção básica. E o aumento da cobertura vacinal é uma das metas estabelecidas pelo Pacto e para isso, o Governo e as prefeituras estão firmando parcerias a partir do repasse de recursos pelo Estado aos municípios.
Durante a primeira etapa da campanha as crianças que foram aos postos e centros de saúde tiveram as carteirinhas de vacinas atualizadas. Somente no dia D, 65% do público alvo atenderam ao chamado e foram imunizadas.
A segunda etapa no Acre começa no dia 1° de agosto com o início da mobilização nas áreas de difícil acesso. Mais de 124 mil doses já foram entregues ao Estado. E o abastecimento do interior já está em planejamento como forma de garantir o alcance da meta de imunizar 78.615 crianças. O Dia D da campanha contra a poliomielite será no dia 22 de agosto.