Depois dos encontros municipais e regionais, agora é a vez de a sociedade levar as propostas para a plenária estadual
A Secretaria de Estado de Segurança Pública convoca toda a sociedade para participar da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública, a ser realizada nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, em Rio Branco. O encontro começa a partir das 8 horas, no auditório da FIRB, e o objetivo é levantar diretrizes para apresentação na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília entre 27 e 30 de agosto.
No Acre, a secretaria já realizou conferências regionais envolvendo representantes dos 22 municípios acreanos. De cada encontro, foram levantados temas importantes para o debate, que serão discutidos na conferência estadual. O policiamento comunitário, que promove uma aproximação maior da polícia com a comunidade, foi uma das prioridades levantadas pela população acreana, afirma a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.
Cada regional também apresentou suas próprias demandas. "No Alto Acre, a reivindicação é quanto à repressão de drogas por causa da fronteira com o Peru e a Bolívia. No Juruá há carência de policiais, o que será logo resolvido."
Temas como valorização profissional, repressão qualificada da criminalidade e prevenção social de crimes foram alguns dos outros temas abordados nas regionais, que devem voltar ao debate no encontro estadual.
Márcia Regina acredita que, com a realização da Conferência Nacional, as políticas públicas de segurança serão unificadas, mas valorizando as peculiaridades regionais. "No Acre, por exemplo, há ramais e muitos rios, utilizam-se mais facas que revólveres nos crimes. Fazemos fronteira com países produtores de cocaína e muitas ações de combate ao crime ocorrem na selva. Isso tudo tem que ser levado em conta na hora da elaboração de projetos e liberação de recursos", avalia a secretária Márcia Regina.
Cerca de quatrocentas pessoas são esperadas para a Conferência Estadual, e 41 serão escolhidas para participar da Conferência Nacional em Brasília. Todas as pessoas interessadas podem participar do encontro e levar sugestões para a discussão desse importante tema.