Escola José Plácido de Castro levou a melhor na competição deste fim de semana na disputa com outras sete corporações
A segunda etapa do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras ocorrida no último sábado, 04, no município de Porto Acre, teve como campeã geral a Escola José Plácido de Castro, na categoria corpo musical – sênior. Concorrendo com sete corporações, a instituição alcançou a pontuação de 269,5. Em segundo lugar com 267,3 ficou a Escola Edmundo Pinto, da Vila do Incra, em Porto Acre.
Composta por 60 integrantes, a corporação campeã, mostrou competência, harmonia musical e irreverência coreográfica ao desfilar para um público de aproximadamente duas mil pessoas presentes na avenida principal da cidade. A competição contou ainda com equipes do município de Sena Madureira,Vila do V, localizada em Porto Acre e São Luís Gonzaga, do Distrito Campinas, em Plácido de Castro.
Esta atividade cultural tem uma eficácia social bastante significativa, é o que declara o presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre) e organizador do evento nesta edição, Manoel Távora. "As fanfarras ocupam parte do tempo dos jovens, evitando a inserção na criminalidade, para aprender a tocar vários instrumentos", destaca.
Resgatado em 2000, pelo hoje governador do Acre, na época secretário de Educação, Binho Marques, o campeonato tem a finalidade de fomentar o desenvolvimento da arte musical nas escolas e promover o intercâmbio entre os integrantes, incentivando as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas.
A final do 9º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Acre ocorrerá nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 16 horas, no estacionamento do estádio Arena da Floresta, na capital.Representantes de 25 corporações dos municípios de Assis Brasil,Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Porto Acre e Rio Branco concorrerão ao título estadual. A primeira fase da competição foi realizada no final de junho, em Epitaciolândia e teve como vencedora a Escola Íris Célia Cabanellas Zannini, de Assis Brasil, que disputou com equipes de escolas dos municípios de Brasiléia e Xapuri.