Show Música Acreana no Cenário Musical Brasileiro traz repertório diversificado em mistura de ritmos como o maxixe, a valsa, o samba-canção, a bossa-nova
Com um rico trabalho focado na música popular brasileira, a pianista Virgínia Villanova, acompanhada pelo Grupo Língua de Sogra, entra em temporada no projeto Acústico em Som Maior, com o show Música Acreana no Cenário Musical Brasileiro. Serão três apresentações com repertórios diferentes, contextualizando períodos entre os séculos XVI e XX. O primeiro show da temporada começa nesta terça-feira, 7, a partir das 19h30, no Theatro Hélio Melo, seguido de apresentações nos dias 14 e 21 de deste mês.
Acompanhada pelo Língua de Sogra, o grupo, formado por Dom Carlos (flauta transversal), Fernando Monte (violão), Alexandre dos Santos (cavaquinho e pandeiro) e Virgínia Villanova ao piano, promete mostrar ao público um trabalho inovador, divulgando o panorama musical brasileiro. O projeto do show é fruto de um trabalho de pesquisa do grupo, que contextualiza a música acreana no cenário musical brasileiro das décadas de 1930 a 1960 e a influência dos vários gêneros musicais: o maxixe, a polca, a valsa, o samba-canção, a bossa-nova, além de músicas de autoria da pianista e do músico Dom Carlos.
“Acho importantíssimo participar de um projeto como esse, porque nos permite expressar a arte que fazemos no palco de um teatro. O Acústico em Som Maior acabou crescendo e, por meio dele, vários grupos tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho”, comenta a pianista.
Três shows com repertórios diferentes – O primeiro show mostrará o panorama musical do século XVI ao XVIII, passando pelo século XIX, com Carlos Gomes (O Guarani) e Chiquinha Gonzaga e o maxixe, até o século XX, com Ernesto Nazareth e o tango brasileiro (Brejeiro e Odeon), Heitor Villa Lobos, Pixinguinha e o choro, Donga e o samba, Noel Rosa e Ary Barroso. A segunda apresentação mescla um repertório de valsas, samba e baião apresentando grandes nomes como Dolores Duran e Luiz Gonzaga, e os compositores acreanos Sandoval dos Anjos (Menina Moça), Hélio Melo (Lembranças do Seringal) e Crescêncio Santana (Você é minha paz). Para encerrar a temporada, Virgínia e o Língua de Sogra mergulham no melhor da Bossa Nova interpretando composições de João Gilberto, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Carlos Lyra e João Donato.
“Com essa temporada pretendemos mostrar qual era o cenário musical da época, em decorrência dos acontecimentos políticos, históricos e tudo que influenciou a música brasileira” explica Virgínia. “Nosso show, apresenta uma mistura de ritmos, desde o próprio choro ao tango. Tenho certeza que o público que prestigiar irá gostar".
Com produção e direção artística assinada por David Villanova, a temporada contará com a participação especial de Crescêncio Santana em Você é Minha Paz e a cantora Lili Soares interpretando Carlos Gomes e Pixinguinha.
Virginia Villanova – Pianista com formação erudita e pedagoga musical. Natural de São Paulo, veio ao Acre como produtora do cantor acreano Sérgio Taboada em 2002. Villanova colabora ativamente com a cultura no Acre na compreensão da linguagem musical com metodologias atuais, na divulgação da história da música universal e brasileira, bem como na aplicação de sonoridade em técnicas interpretativas em cursos, workshops e recitais didáticos. Representou o Acre participando de eventos nacionais em Cuiabá, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
A pianista é conselheira fundadora do Clube do Choro de Rio Branco e em parceria com seu marido, o músico Dom Carlos criou o Grupo de Choro Língua de Sogra que se apresenta na maioria dos espaços culturais de Rio Branco e do interior do Estado.
O Acústico – O Acústico em Som Maior é uma realização do Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour. Criado em 2004, o projeto faz parte do calendário artístico-cultural do Acre e vem revelando artistas e bandas através da montagem de shows com apresentações às terças-feiras, no Theatro Hélio Melo.
Serviço
O que: Acústico em Som Maior – Virgínia Villanova e O Grupo Língua de Sogra em Música Acreana no Cenário Musical Brasileiro
Quando: 7, 14 e 21 de julho, 19h30
Onde: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, S/N – 3224-2133 – Ingressos a R$ 5 (inteiro) e R$ 2 (estudantes).