PEP 2009 quer estabelecer um diálogo amplo sobre o papel estratégico da Educação Profissional no Acre
O alto índice de desemprego formal, a concentração de renda, o baixo número de pessoas que conseguem ingressar no ensino superior e o baixo nível de qualificação profissional dos trabalhadores, somado à grande demanda por soluções rápidas de inclusão social da população acreana, fazem da Educação Profissional uma política diferenciada para ampliar a competitividade do trabalhador frente ao mercado de trabalho. Diante desse cenário, o Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr, apresenta em Audiência Pública, nesta quinta-feira, 9, às 8 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, o Plano Estadual de Educação Profissional – PEP 2009.
O PEP visa contribuir de maneira mais focada no contexto socioeconômico acreano, subsidiando diretrizes e estratégias de ampliação e fortalecimento da oferta de qualificação/formação profissional baseando-se em estudos da conjuntura econômico-social. De acordo com o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, “o PEP 2009 deve ser entendido como o grande passo para o estabelecimento de um diálogo amplo e amadurecido sobre o papel estratégico da Educação Profissional no desenvolvimento do Acre. Trata-se, sobretudo, de uma síntese das oportunidades de inclusão socioprodutiva trazidas pela expansão e capilarização de uma rede de desenvolvimento de competências que articula projetos de instituições públicas e privadas num Estado que se destaca internacionalmente por estar na vanguarda das soluções ecológico-econômicas para a Amazônia”.
Audiência Pública – A socialização e discussão do PEP 2009 numa audiência aberta a todos os segmentos da sociedade acreana não só corrobora a política participativa adotada pelo governo estadual, que garante voz aos interesses coletivos, mas também reforça a identificação das comunidades com o trabalho realizado pelo Instituto Dom Moacyr.
“As direções apontadas no PEP 2009 abrangem tanto questões que dizem respeito à estrutura e funcionamento da rede do Instituto Dom Moacyr – à evolução de seu modelo de gestão, a sua política de oferta de cursos, aos intercâmbios e parcerias, à pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, à avaliação e aperfeiçoamento dos processos educacionais – quanto aos aspectos mais amplos sobre o lugar estratégico da Educação Profissional na interface entre desenvolvimento e sustentabilidade”, afirma o gerente de Planejamento do IDM Edemilson Santos.
Ainda segundo Santos, essas duas dimensões fazem do PEP 2009 um documento de interesse não somente para gestores da Educação Profissional, mas também para empresários, jovens, trabalhadores e para todos aqueles interessados nas possibilidades de desenvolvimento com sustentabilidade no contexto amazônico.