Dados divulgados pelo Imazon apontam que Acre teve menor índice de desmatamento
O Acre foi o Estado que menos contribuiu para o desmatamento da Amazônia em maio de 2009, com índice de 1%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) verificou recuo de 47% em toda a região. Em 2008 o desmatamento foi de 294 quilômetros quadrados contra 157 quilômetros registrados este ano.
Ao considerar o período entre agosto de 2008 e maio de 2009 a queda do desmatamento acumulado chega a 74%, alcançando 1.084 quilômetros quadrados. No mesmo período do ano anterior foram desmatados 4.143 quilômetros quadrados de área da Amazônia Legal.
Já no mês de maio de 2009 Rondônia e Amazonas também são responsáveis por índices menores de desmatamentos, com 8% e 5% respectivamente, puxando os índices para baixo. Já os Estados do Pará, Mato Grosso e Roraima apresentaram índices iguais ou superiores a 20%.
O Imazon é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos, qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos e divulgar informações da área e formação profissional.