Etapa estadual será realizada nos próximos dias 18 e 19 de julho. Escolas de Rio Branco ainda podem fazer a inscrição
É de Assis Brasil a escola vencedora da etapa regional do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, realizado neste final de semana na cidade de Epitaciolândia. Os alunos da escola de ensino médio e fundamental Íris Célia Cabanellas Zannini deram um show de harmonia e foram os grandes campeões da noite na categoria Banda de percussão juvenil. Eles disputaram com estudantes de outras 8 escolas dos municípios de Brasileia e Xapuri que estiveram envolvidos nesta fase.
Na categoria banda de percussão infanto-juvenil, a campeã foi a escola Kairala José Kairala, de Brasileia. O resultado foi divulgado no início da noite e logo em seguida foi realizada a entrega dos troféus para os vencedores, que com o resultado, tiveram garantida a vaga na disputa da etapa estadual em Rio Branco. No próximo sábado, 04, será realizada a segunda etapa regional, desta vez no município de Porto Acre. Além do município anfitrião, a disputa terá a participação de representantes de Plácido de Castro e Sena Madureira. Até agora seis escolas já estão inscritas.
Os desfiles classificatórios para a final são julgados por um corpo técnico convidado pela Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre), responsável pela organização, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação. Linha de Frente, baliza, mor e corpo musical serão os itens avaliados. “Este ano, para julgar a final teremos a presença de profissionais do Rio Grande do Sul e São Paulo. Eles também irão ministrar oficinas sobre coreografia, baliza e mor”, revela o presidente da Abanfacre, Manoel Távora.
Campeonato Estadual – A etapa estadual do Campeonato de Bandas e Fanfarras será realizada nos próximos dias 18 e 19 de julho, a partir das 16 horas, no estacionamento do estádio Arena da Floresta, com entrada gratuita. A expectativa dos organizadores é de mobilizar mais de 5 mil pessoas no evento.
A novidade para 2009 é que a premiação dada aos vencedores será de instrumentos musicais. Segundo Manoel Távora, a premiação em equipamentos vai contribuir para que as fanfarras se qualifiquem para concorrerem no concurso nacional em 2010. No último campeonato brasileiro em 2008, o Acre foi destaque com a vitória da Escola Flodoardo Cabral, de Cruzeiro do Sul, na categoria banda de percussão (corpo coreográfico) e na categoria banda marcial (corpo coreográfico) com a Escola Armando Nogueira, consagrando-se vice-campeã nacional.