Parceria entre Secretaria da Mulher e Federação de Futebol levará debate sobre respeito e prevenção à violência aos clubes acreanos

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e a Federação de Futebol do Acre (FFAC) assinaram, nesta sexta-feira, 6, em Rio Branco, um termo de cooperação com o objetivo de levar ações educativas e de conscientização a todos os times de futebol do estado. A iniciativa integra a programação do Março Delas: Acre pelas Mulheres, movimento que reúne diversas atividades ao longo do mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Assinatura do termo de cooperação entre Semulher e FFAC marca início de ações educativas sobre respeito e prevenção à violência contra a mulher nos clubes de futebol do Acre. Foto: Bianca Cabanelas/Semulher

A parceria prevê a realização de rodas de conversa com os jogadores, por meio do programa Papo de Homem, executado pela Semulher. A proposta é estimular reflexões sobre masculinidades, respeito, prevenção à violência e responsabilidade social. As atividades serão realizadas semanalmente, contemplando duas equipes por vez, até que os 16 clubes participantes recebam a formação.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, ressaltou que o futebol, por sua grande influência social, também pode ser um espaço importante para a promoção de mudanças de comportamento. “Quando levamos esse diálogo para dentro dos clubes, estamos ampliando a prevenção. O esporte tem um enorme poder de mobilização, e queremos que também seja um aliado na construção de uma cultura de respeito, em que os homens sejam parceiros na luta pelo fim da violência contra as mulheres”, afirmou.

O encontro contou com a presença do presidente da FFAC, Adem Araújo, e de dirigentes dos clubes filiados, reforçando o compromisso coletivo com a construção de um ambiente esportivo mais respeitoso, seguro e comprometido com o bem-estar das mulheres.

Parceria entre Semulher e FFAC levará rodas de conversa do programa Papo de Homem. Foto: Bianca Cabanelas/Semulher

Durante a assinatura, o presidente da federação destacou a importância da iniciativa em um esporte historicamente marcado por estereótipos de masculinidade. Adem Araújo também agradeceu ao governo do Estado do Acre pelo apoio aos clubes e pelo compromisso com ações que promovem o respeito e a responsabilidade social dentro e fora de campo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: