Repertório foi adaptado do célebre ‘Guia Prático’, de Heitor Villa-Lobos
Entre 30 de junho e 2 de julho, o Quarteto Radamés Gnattali vai apresentar uma série de concertos didáticos em escolas da rede pública de cinco municípios do Acre. Os músicos se basearam no antológico ‘Guia Prático’ (1932), de Heitor Villa-Lobos, para selecionar e adaptar o repertório que será mostrado aos jovens dos ensinos fundamental e médio, com a intenção de estimular seu interesse e percepção musicais.
O maestro Osvaldo Colarusso assina a pesquisa e Carlos Boltes, os arranjos, sob a coordenação pedagógica e direção musical de Carla Rincón. O patrocínio é do Grupo Votorantim e o planejamento e a direção de produção, da Baluarte Agência. A primeira edição desta turnê educativa começou no Piauí em maio e terminará no Mato Grosso em setembro próximo, após a passagem pelas unidades escolares acreanas.
Popularizar a música erudita é um dos lemas do quarteto, formado por Carla Rincón e Vinicius Amaral nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Paulo Santoro no violoncelo. "Em cada apresentação, vamos passar noções de melodia, ritmo e dança para cerca de 300 alunos através de cirandas, cantigas de roda e temas folclóricos pesquisados por Villa-Lobos", contabiliza Vinicius Amaral. "E, provavelmente, uma parcela significativa dessa garotada nunca viu concertos de música clássica", especula Paulo Santoro. "Muitos deles, inclusive, moram bem longe das capitais, nas fronteiras com outros países da América do Sul, como Bolívia e Peru", acrescenta Carla Rincón, nascida em Caracas e formada pelo renomado sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela.
No Acre, os Concertos Didáticos serão realizados:
* 30 de junho: na Escola Dom Júlio Matatiolli, às 16h, em Sena Madureira
* 1 de julho: na Escola 15 de junho, às 10h, em Senador Guiomard; e na Escola Humberto Soares da Costa, às 16h, em Rio Branco
* 2 de julho: às 10h30, na Escola Divina Providência, em Xapuri; e na Escola Kairala José Kairala, às 16h, em Brasileia
Após dedicar à obra de Villa-Lobos dois recitais em Brasília e três no Rio de Janeiro, em março e abril últimos, com amplo destaque na imprensa, o Quarteto Radamés Gnattali abraça a causa educativa do maestro homenageado neste 2009, quando completa meio século de sua morte. "O menino Tuhu é o mascote deste projeto, que reforça a necessidade de haver uma efetiva educação musical nas escolas. Vamos usar o personagem para se comunicar com o público através das peças publicitárias e do blog. Batizamos ele de Tuhu porque este também era o apelido familiar de Villa-Lobos", explica Fernando Thebaldi. O endereço do blog é: http://concertos-didaticos.blogspot.com/
A realização destes Concertos Didáticos vem ao encontro da recente aprovação da Lei 1.1769, de 2008, que torna obrigatório o estudo de música nas escolas; e também ao relançamento do ‘Guia Prático’, em edição luxuosa, revista pelo musicólogo Manoel Corrêa do Lago. Fora de catálogo há mais de 40 anos, o livro voltou às prateleiras através de uma parceria da Academia Brasileira de Música (ABM) com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
"Vamos avaliar os resultados dos concertos através de questionários e estamos trabalhando para que as secretarias estaduais de educação de cada município adquiram instrumentos percussivos, como pandeiro e chocalho, para estimular os alunos a continuarem explorando sonoridades", explica Fabiana Costa, diretora da Baluarte Agência e coordenadora do projeto. "E já estamos avaliando outros meios de fazer o bolo crescer. Nosso objetivo é rodar os quatro cantos do país".