A História de Chiquinho chega ao Acre

Lançamento será nesta segunda, 22, na Biblioteca da Floresta

 

convite_livro_ziraldo_9h.jpg

Personagem Chiquinho homenageia líder sindicalista Chico Mendes com história dirigida às crianças (Imagem cedida)

Chico Mendes sonhou com o futuro e nele viu os jovens lutando por um mundo melhor. E esse era um de seus grandes desejos, o de que a juventude aderisse a uma causa humanista de preservação e sustentabilidade. Chico Mendes morreu, mas seus ideais ficaram como exemplo para uma geração e agora servem de inspiração para a publicação de um livro infantil, intitulado "A História de Chiquinho". A obra que foi escrita pela acreana Walquíria Raizer e tem os desenhos supervisionados pelo cartunista Ziraldo será lançada numa sessão na Biblioteca da Floresta Marina Silva, no dia 22 de junho, às 19 horas. Toda a população está convidada.

Elenira Mendes, filha de Chico Mendes e presidente do Instituto Chico Mendes, foi quem idealizou o projeto. "A ideia nasceu desde que eu comecei a militar na causa, fiquei imaginando uma maneira de transmitir a história do meu pai para as crianças", disse. Ela procurou por Ziraldo, que a atendeu de imediato, e assim nasceu o personagem Chiquinho. Após sua criação, a poetisa Walquira Raizer, com Elenira e a jornalista Charlene Carvalho, desenvolveram a história do primeiro volume de A História de Chiquinho, sempre sob a supervisão de Ziraldo.

Personagem e linguagem infantil

Chiquinho foi desenhado com traços que lembram o Chico Mendes real, ele é meio gordinho, tem olhos grandes e expressivos, além dos cabelos lisos e negros caindo sobre a testa. Está vestido da mesma forma que um homem ou um menino da floresta, a vontade e simples. Na capa do livro, Chiquinho aparece segurando uma cabrita (a faca para cortar a seringueira) e uma poronga (lamparina da floresta) na cabeça, enquanto o colhe o látex de madrugada.

O livro tem toda uma linguagem infantil de fácil entendimento. Através de uma maneira simples e divertida, não só a história de Chico Mendes poderá ser passada para as crianças e jovens, mas também suas ideias e valores de preservação a natureza e sustentabilidade. Elenira planeja publicar outros volumes de A História de Chiquinho em breve. O cartunista Ziraldo e a escritora Walquira Raizer estão confirmados para o lançamento do livro em homenagem a Chico Mendes.

Ziraldo é o cartunista mineiro autor do grande sucesso “O menino Maluquinho” e do Saci Pererê em quadrinhos. Supervisionou e assinou a produção de “A História de Chiquinho”, um livro infantil de 30 páginas que já circula no Rio de Janeiro com tiragem em primeira edição de 10 mil exemplares.

{xtypo_rounded2}

No livro, na parte “Conversa com o leitor”, Ziraldo explica seu novo lançamento:

“Chico Mendes é um dos heróis do nosso tempo. A notícia de sua atuação na Amazônia, infelizmente, só chegou até nós, depois de sua morte, quando a nação inteira tomou conhecimento da luta árdua daqueles que têm hoje a alcunha gloriosa de ‘povos da floresta’. Agrada-me poder participar da tentativa de querer tornar mais presente a sua história e a história de seus companheiros na luta pelo respeito aos direitos das populações que vivem à sombra das gigantescas árvores da Floresta Amazônica. Assim, quando Elenira Mendes pediu minha ajuda para criar, com seus amigos e os meus, esse livrinho, aceitei a honrosa missão com alegria. Convoquei, para isto, meus companheiros de profissão, de sonhos e ideais, os jovens Miguel Mendes, Vanderlei Soares, Fábio Ferreira e Ferreth, com quem tenho trabalhado ao longo de muitos anos. Aí está o resultado do nosso trabalho, concluído  a partir do texto que me trouxe a talentosa acreana Walqíria Raizer. Gostei de ter supervisionado a rapaziada e fiquei muito feliz ao ver o livrinho pronto. Espero que ele ajude os amigos de Chico Mendes e seus herdeiros de luta no grande esforço de tornar nosso país mais justo. Que as crianças brasileiras amem conhecer essa bela história contada, especialmente, para elas”.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter