Iniciativa vai ajudar na identificação de alunos que sofrem com o problema
A leitura está tão presente em nossas vidas que acaba por parecer uma atividade “natural”, mas para algumas pessoas ela se constitui uma problemática, como é o caso de sujeitos portadores de dislexia. Tendo em vista a carência de conhecimento nessa área, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Especial, realiza no período de 22 a 26 de junho, no auditório do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), um curso sobre dislexia para 80 professores de 20 municípios do Estado.
O curso, a ser ministrado pelo professor especialista em psicopedagogia Vicente Martins, abordará temas como a natureza da leitura e da dislexia, dificuldades da leitura, alterações na aprendizagem da leitura, provas padronizadas para a avaliação do rendimento em leitura e intervenção pedagógica no atendimento educacional especializado. Com uma carga horária de 40 horas, os conteúdos serão desenvolvidos através de atividades teóricas, oficinas e trabalho individual e de grupo.
O objetivo da capacitação é levar o profissional da educação a conhecer os métodos que podem ser utilizados em sala por parte de técnicos e recursos para seu tratamento e elaborar estratégias de intervenção, aprendizagem e reabilitação das dificuldades leitoras didática na sala de aula ou no atendimento educacional especializado. “O aluno com dislexia precisa de um tratamento diferenciado, que explore suas habilidades orais e assim esteja incluído no processo de ensino/aprendizagem”, explica a gerente do Ensino Especial da SEE, Cláudia De Paoli.
Algumas das dificuldades mais comuns encontradas por disléxicos em sala de aula estão relacionados ao progresso muito lento na aquisição das habilidades de leitura, dificuldades para lembrar nomes de pessoas e de lugares e confusão quando os nomes se parecem, ortografia que permanece problemática e preferência por palavras menos complexas ao escrever, entre outros.
O que é a dislexia
É um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 0,5% e 17% da população mundial é disléxica. Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.