Por Aniely Cordeiro
Como parte das ações de encerramento do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, o governo do Acre, por meio do Centro de Atenção à Saúde do Servidor (Cass), unidade gerida pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), realizou nesta sexta-feira, 30, uma programação voltada ao bem-estar dos servidores estaduais.

A ação reuniu dinâmicas cognitivas, alongamento, auriculoterapia e aromaterapia, além de uma roda de conversa mediada pela psicóloga Mariete Gusmão, pela enfermeira Rafaela Salles e pela nutricionista Chayane Barros. Na segunda etapa da programação, os participantes tiveram acesso a práticas integrativas como ioga, ventosaterapia e massagens.
Importância do cuidado
O servidor Athos Muniz, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), destacou os impactos das atividades no cotidiano dos participantes: “Tem sido fundamental participar. As práticas de respiração e as rodas de conversa ajudam muito, tanto a mim quanto a outras pessoas, a melhorar a saúde mental e levar esses benefícios para o dia a dia. Fico muito feliz com essa iniciativa e espero que aconteça mais vezes”.
De acordo com a responsável pelas práticas integrativas, Giuliana Santi, ao longo do mês as ações também foram levadas a outras secretarias, com oferecimento de atividades voltadas ao bem-estar dos servidores.
“O Cass encerra hoje as atividades do Janeiro Branco, mas o atendimento continua durante todo o ano. Estivemos em outras secretarias levando auriculoterapia, massagem, ventosaterapia e aromaterapia. A unidade permanece aberta para receber o servidor e contribuir com a melhoria da qualidade de vida”, disse.

As práticas integrativas são serviços oferecidos de forma contínua no Cass. Os servidores estaduais interessados podem realizar o agendamento por meio do site https://www.ac.gov.br/modalidades/servicos/agendaveis.








