Acre promove seminário sobre saúde do trabalhador

Evento tem como público-alvo os profissionais de saúde e educação de instituições públicas e privadas, além de estudantes e trabalhadores em geral

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza o Seminário de Saúde do Trabalhador nos dias 18 e 19 deste mês, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM). O objetivo é divulgar pesquisas e ações em relação à saúde de quem trabalha. O evento tem como público-alvo os profissionais de saúde e educação de instituições públicas e privadas, além de estudantes e trabalhadores em geral. Os interessados devem efetuar a inscrição na hora.

O seminário é gratuito. Nesta quinta-feira, 18, das 9 às 12 horas, a bióloga Cláudia Moreno, professora associada do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), faz uma palestra sobre cronobiologia, trabalho e saúde. Há pela tarde, a partir das 14 horas, uma palestra da também bióloga Frida Fischer, professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da USP, acerca da vida e trabalho dos jovens do ensino médio público. Por último, dia 19, das 9 às 12 horas, Fischer discute a respeito da capacidade para o trabalho, sono e sonolência entre trabalhadores de enfermagem.

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) é composta por  173 Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e por uma rede sentinela de 500 serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade responsáveis por diagnosticar os acidentes e doenças relacionados ao trabalho e por registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net).

Uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, a Renast responde pela execução de ações curativas, preventivas, de promoção e de reabilitação à saúde do trabalhador brasileiro. Cabe ao Cerest promover o bem-estar do trabalhador com ênfase nas ações preventivas, bem como prestar assistência e orientar os trabalhadores acometidos por doenças e acidentes laborais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter