A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) deu início, na manhã desta segunda-feira, 26, no auditório da insituição, em Rio Branco, à 1ª Jornada Pedagógica para Equipes Gestoras 2026, voltada aos gestores escolares e coordenadores de ensino da rede estadual de Rio Branco. A programação segue até sexta-feira, 30.

A iniciativa tem como objetivo avaliar os resultados do ano letivo de 2025 e planejar estratégias pedagógicas que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem em 2026, considerando os níveis, etapas e modalidades da educação básica.
Durante a semana, as equipes gestoras participam de momentos de formação continuada, troca de experiências e alinhamento das ações pedagógicas que nortearão o trabalho escolar ao longo do ano letivo.
A programação contempla temas estratégicos para a gestão escolar, como formação e assistência educacional, com foco na inserção do psicólogo e do assistente social na educação; educação para as relações étnico-raciais; educação especial, com abordagem sobre o manejo de comportamentos desafiadores; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Computação na educação básica do Acre e a Mostra Viver Ciência versão 2026.

Também estão em pauta o monitoramento de dados na gestão escolar, a organização do trabalho pedagógico, políticas, práticas e tecnologias educacionais, gestão e protagonismo juvenil, além do planejamento de ações para 2026, com foco em uma escola voltada para as adolescências.
A diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza, destacou que a jornada integra o processo de formação continuada dos profissionais da educação e reforça o papel das equipes gestoras como formadoras dentro das escolas.
“Este é um espaço de formação continuada. Aqui temos aprendizados que serão utilizados com os professores, com os alunos e também para o nosso próprio desenvolvimento enquanto formadores. Gestores e coordenadores estão em constante processo formativo”, afirmou.

Gleice Souza ressaltou ainda a importância do acolhimento aos novos professores efetivos que ingressam na rede estadual em 2026.
“Teremos professores veteranos, novos efetivos experientes e aqueles que estão iniciando a carreira. Precisamos cuidar da formação de todos eles. A convocação antecipada permite que esses profissionais iniciem o ano letivo já em processo de estudo e preparação”, explicou.
A gestora da Escola Ramona de Castro, Cristina Araújo, enfatizou a relevância das formações no início do ano letivo.
“Esses momentos são fundamentais para o alinhamento da equipe escolar, o fortalecimento do planejamento pedagógico e a organização das ações que irão nortear o trabalho ao longo do ano. As formações contribuem diretamente para uma aprendizagem mais eficaz”, destacou.

O secretário adjunto de Ensino, Sebastião Flores, reforçou que a jornada também promove o compartilhamento de experiências entre os gestores.
“É um espaço de diálogo, onde cada gestor pode socializar as vivências da sua escola, contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino no estado. Essas equipes estão no chão da escola, conduzindo o futuro dos nossos alunos”, afirmou.




























