Em atenção à campanha do Janeiro Branco, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Central de Alternativas Penais de Rio Branco (Ciap/RB) realizou uma palestra sobre saúde mental para as pessoas que cumprem alternativas penais. A atividade também foi aberta para os servidores do Instituto.

A palestra foi em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e contou com a palestrante Sandreya Maia, gerente do Centro de Saúde do Trabalhador Regional Baixo Acre, que falou sobre depressão, ansiedade e outros transtornos: “É muito importante a gente começar no Janeiro Branco, no início do ano, que é quando as pessoas têm as metas de vida, quando começa um novo ciclo. Trouxe esse tema, focando no que é palpável no dia a dia, é uma atividade física, uma meta do dia que seja palpável para a pessoa se regular psicologicamente, para ter essa saúde mental restabelecida, promovida, equilibrada”.
A. N., que é acompanhado pela Ciap de Rio Branco e participou da palestra, aprovou a iniciativa: “Hoje foi ótimo. É importante, porque muitas pessoas estão, que nem ela [a palestrante] falou, sofrendo muito.”
A psicóloga da Ciap, Manuela Andresen, explica que essa iniciativa visa promover o bem-estar e desmitificar questões de saúde mental: “Buscamos promover o bem-estar, quebrando esses preconceitos que existem em relação à saúde mental. Estendemos também para os servidores porque entendemos que é um problema de cunho geral, não se trata só de cumpridores, mas principalmente também dos servidores”.




