Governo divulga calendário oficial de eventos de 2026

O governo do Acre publicou nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial (DOE/AC) o Decreto nº 11.814, que estabelece o calendário de eventos do Estado para o exercício de 2026. A medida tem como objetivo organizar, planejar e dar transparência às principais datas comemorativas, culturais, cívicas e institucionais a serem celebradas ao longo do próximo ano.

Arraial Cultural é uma das atrações do calendário de eventos. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O calendário destaca eventos importantes relacionados à segurança que serão realizados durante todo o ano, como o Combate à Violência Contra a Mulher, que será intensificado em todos os municípios e o programa Guardiões da Fronteira, direcionado aos municípios de fronteira.

Como parte das comemorações culturais, o projeto Senadinho continuará sendo realizado durante todo o ano, em Rio Branco. E os festivais e atividades indígenas somam 17 eventos em vários municípios.

O gestor da Secretaria de Estato de Turismo e Empreendedorismo (Sete) destacou o fortalecimento da política de eventos como estratégia para impulsionar o setor, ampliar a valorização cultural e estimular a economia nos municípios acreanos.

“Este ano tivemos um diferencial que foi um aumento de mais de 50% nos eventos no calendário oficial do Estado. São feiras, festivais e celebrações tradicionais que fazem parte da história do nosso estado. E a inclusão dos eventos no calendário oficial reflete um maior alinhamento institucional, e reconhece iniciativas que valorizam a cultura local e fortalecem a economia. Então, acreditamos que 2026 será um ano muito positivo para todo o estado.”

O calendário conta com eventos esportivos de diversas modalidades, contemplando atletas amadores e profissionais. Haverá também o circuito halterofilismo direcionado aos atletas paralímpicos.

De acordo com a publicação, o calendário não impede a realização de outras datas comemorativas, eventos ou celebrações que venham a ser criadas ou regulamentadas por legislações específicas.

O decreto foi assinado pela governadora do Estado em exercício, Mailza Assis, e estabelece que a execução do decreto não implica na criação de novas despesas, devendo as ações serem realizadas, quando necessário, com os recursos orçamentários já existentes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: