Na programação do Fim de Ano da Família, a agenda festiva elaborada pelo governo Acre em frente ao Palácio Rio Branco, na capital, conta com decoração natalina, Papai Noel, personagens caracterizados e trilha sonora inclusiva, valorizando todos os segmentos musicais e encantando os visitantes. Na noite de sábado, 13, apresentou-se o grupo Vozes Cantando o Amor, composto por integrantes de diversas denominações religiosas. Já o Coral Vida, integrado por membros de famílias em vulnerabilidade social, encantou o público com uma apresentação gospel. Encerando as apresentações, o Grupo Vibe e o Grupo Trinca, com proposta alternativa, também encantaram, trazendo a alegria na diversidade de gêneros musicais.

O evento propicia que crianças interajam com o Papai Noel e outros personagens, que ficam disponíveis para fotos e recreações até as 21h. Na feira de comidas típicas, há uma variedade de alimentos.

As amigas Raicleide Petronilo e Josineide Viana avaliam ter valido a pena ter saído cedo de casa, no bairro Placas, de ônibus, rumo ao Centro.
“Estávamos passeando aqui, perto da Fonte Luminosa, quando ouvimos o coral gospel fazendo essa apresentação tão linda, tão emocionante. Acho muito certo o governo se preocupar em oferecer essa festa, tudo lindo, nos mínimos detalhes, para famílias com menos condições, como as nossas”, elogiou Raicleide.

O Coral Vida, que interpretou cinco canções gospel, é fruto do Projeto Musical Vida, desenvolvido no bairro Mocinha Magalhães e adjacências, por meio de parceria entre o Instituto Vida e a Igreja Evangélica Comunidade Batista Vida, que oferece aulas de canto e música para crianças e jovens em vulnerabilidade social.

“É gratificante ver a empolgação dos jovens com a apresentação, ver suas famílias na plateia e demais pessoas da comunidade, que prestigiam e aplaudem. Louvável que o governo crie essa oportunidade, e já estamos participando pelo segundo ano”, informou o pastor Charles Félix, coordenador do projeto, defendendo que a música é fator determinante na transformação social.

Os jovens Gabriel Daniel, Brisa Brito e Khalil Brito, estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), orgulham-se de fazer parte de um grupo musical que canta o amor e é totalmente inclusivo, por ter integrantes pretos, brancos, pardos, de religiões de matrizes africanas, católicos, evangélicos e outros.
“Cantamos o amor, a fraternidade, e é muito bom ver a resposta positiva da plateia presente aqui no Natal do Palácio, com uma resposta de que a música abraça a todos, faz bem para todos”, concluiu Gabriel.

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, destacou que a pasta segue a orientação do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Maílza Assis, de valorizar os artistas da terra nos 22 municípios, incluindo integrantes de movimentos culturais tradicionais, de denominações religiosas, de escolas e das artes.

“Essa programação do Natal é linda para a família, para todos que queiram vir. Se você ainda não veio, está perdendo; venha, traga sua família, para ficar mais mágico ainda”, convidou Kinpara.















