A festa de Fim de Ano da Família, promovida pelo governo do Acre, começou com grande público neste domingo, 7, no centro de Rio Branco. A programação conta com diversas opções de gastronomia, artesanato, jardinagem, brinquedos e outros produtos na Feira e Vila Natalina, organizadas pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

Nicole Cristine Silva levou toda a família pra assistir a apresentação dela na abertura da programação com a Cantata de Natal e, após a festa, foi a vez de levar os pais e as irmãs pra repor as energias: “Eu tava cantando, fiquei bem nervosa, mas fazer o quê? Eu escolhi um cachorro quente, um hot dog bem gostoso, porque a gente tá com muita fome. E está muito bom.”

Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, destacou que os empreendimentos foram preparados para tornar o fim de ano mais especial para os visitantes: “Nós estamos dando início a essa festa linda que é o nosso Fim de Ano da Família com a nossa a Feira e a Vila Natalina. Estamos aqui com mais de 50 empreendedores, desde comida, brinquedos, doces, flores, então eu tenho certeza que serão dias fantásticos. Traga a sua criança, a sua família, venha conhecer os enfeites de Natal no centro da cidade.”

Praça de alimentação
Na praça de alimentação, ao lado do Palácio Rio Branco, Lene Albuquerque representou a Rainha das Empadas com opções regionais e tradicionais: “Nós temos um carro chefe que é a de banana frita com doce de leite, a Acreaninha, que todo mundo ama. É uma torta tradicional do Acre, que leva a banana frita da nossa terra e combina super bem com o doce de leite”.
Na barraquinha, tortas com sabor de chocolate, morango, cookies, limão e pudim também são sucesso de público. “Eu quero convidar vocês, toda a população, que a festa está sensacional, pra que todos possam vir prestigiar e aproveitar e degustar as maravilhas que temos aqui pra oferecer”, disse a empreendedora.

A diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, destacou as parcerias que contribuíram para a seleção dos empreendedores. “A parceria entre a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo e a Associação Comercial e Industrial de Rio Branco, a Acisa, vem com o propósito de fortalecer ainda mais o empreendedorismo acreano”, destacou a diretora.

“Os empreendedores que estão aqui selecionados foram preparados com o auxílio do Procon, com o auxílio também da Vigilância Sanitária, trabalhando a capacitação deles na manipulação de um alimento seguro para melhor atender. Então serão grandes dias de feira e uma feira brilhante, e você e sua família são nossos convidados. Venha prestigiar e fortalecer o empreendedorismo acreano”, acrescentou Patrícia.
Diversão garantida
Ao lado do Palácio Rio Branco, os brinquedos infláveis garantem a festa das crianças durante toda a programação do Fim de Ano da Família. Visitando o espaço com a mãe Karine Wêsem, a pequena Maria Helena, de 6 anos, encontrou a barraca da Meg Pinturas e escolheu uma borboleta para fazer uma arte colorida. “Eu gostei”, disse a menina.

Na barraca da Meg, mãe e filha apoiam uma à outra para tornar a visita das crianças ainda mais especial. Para a Bruna Rebeca Brandão, atuar com a pintura com a mãe é algo especial.
“Então gente, eu e minha mãe, é nossa primeira vez aqui numa feira natalina fazendo pintura facial. A minha mãe faz pintura facial há 12 anos. E as crianças gostam muito. Muitas vezes elas vêm por si próprias e perguntam o preço, que é na verdade bem barato no momento. E é isso gente, elas gostam muito. Está tendo muita gente aqui hoje e eu espero que vocês venham também hoje. Venham logo”, disse Bruna.

Vila Natalina
Em frente ao Palácio Rio Branco, a programação do Fim de Ano da Família conta com os empreendedores da Vila Natalina, com opções de presentes.

Em uma das casinhas da vila, o empreendimento Acreziste garante a festa com variedades de peças em madeira para presentes. Daniel Dias, representante da marca, é quem conta os detalhes. “A gente está aqui hoje na Vila Natalina, nós somos do Acreziste, artesanato de madeira. E a nossa pegada são artesanatos com material reciclado: madeira de demolição, de caixaria, de caixa de fruta. Então a gente tem aqui um artesão que é meu pai, Robson Dias, que faz, na verdade. Estamos representando ele aqui, com toda essa temática regional.”

Entre as peças em madeira há representações da árvore seringueira, capivara, Palácio Rio Branco e itens que homenageiam os povos indígenas. “E temos também aqui a poronga, que faz alusão aos nossos antepassados e com a iluminação combinando com a Vila Natalina. E eu convido vocês para virem visitar a nossa barraca aqui da Vila Natalina, comprar nosso artesanato e dar uma força para o meu pai”, acrescentou Daniel.










































































