O que você quer ser quando crescer? Essa foi a pergunta da redação final do Projeto Pequenos Brilhantes, uma estratégia realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, por meio do Acre Pela Vida, onde são promovidos valores como cidadania, respeito e aproximação entre escola, família e forças de segurança. A formatura ocorreu nesta sexta-feira, 5, na Escola Áurea Pires Montes de Souza, em Rio Branco.

Ampliando a consciência dos alunos sobre si, sobre o próximo e sobre o mundo em que vivem, o projeto busca contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, empáticos e preparados para lidar com situações de risco, como explica o coordenador do Acre Pela Vida em exercício, Marlon Rocha.
“Ao observarmos essas crianças percebemos que elas não apenas se beneficiam das políticas públicas, mas também inspiram todo o programa a continuar evoluindo e reforçam a importância de investir continuamente na primeira infância, garantindo que cada uma possa se desenvolver em um ambiente seguro, saudável e cheio de possibilidades.”

Foram trabalhados temas como empatia, respeito, prevenção de abusos, uso seguro da tecnologia e valorização da diversidade, com foco no fortalecimento dos valores que sustentam a cidadania e a ética. O projeto tem a previsão de formar mais duas escolas este ano, e ao todo já formou 822 crianças.
A aluna do projeto, Katrine Pires Kaxinawa, escreveu na sua redação que seu sonho é ser policial para proteger as pessoas. “O que eu mais gostei foi aprender com o capitão Marcelo, ele nos ensinou sobre todas as coisas e fazia várias atividades fora da sala.”

“A importância é grande, porque a gente procura atuar em áreas e escolas mais carentes. Tentamos levar um novo horizonte, ampliar a visão do aluno para que ele possa estar sonhando com a profissão, com a faculdade, algo que, para alguns, era inacessível ou tido como um sonho distante. Quando a gente chega e traz essa visão, eles ampliam o horizonte deles”, destacou o instrutor do Programa, capitão Marcelo Cordeiro.








