Com avanços significativos em mais de cem obras e serviços que mudam a vida das pessoas e desenvolvem o Acre, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), encerra o ano de 2025 com uma agenda contínua de planejamento, execução e entrega de equipamentos públicos essenciais.

Entre os destaques na capital, o avanço nas obras estruturantes do Complexo Viário da Avenida Ceará e da Nova Maternidade, que representam um marco para a transformação da mobilidade urbana e fortalecimento da saúde materno-infantil do estado, as inaugurações do novo, moderno e sustentável prédio do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Hospital da Criança. Estão cada vez mais próximos da entrega as construções dos prédios do Arquivo Público e da Controladoria-Geral do Estado (CGE), bem como as revitalizações do Palácio do Governo, Teatro Plácido de Castro e Biblioteca da Floresta.

A Seop também desenvolveu a infraestrutura em bairros, como nos casos do João Eduardo e do Loteamento Santa Helena. Avançou na urbanização do Conjunto Ouricuri e do Igarapé Fundo e assinou ordens de serviços para construção de quadras poliesportivas e da pista do Skate Park.

No interior, a modernização e adequação na estrutura da saúde pública, como as inaugurações da primeira etapa do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, da Unidade Mista de Saúde de Acrelândia e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, além dos avanços na reforma do Hospital-Geral de Feijó e da Unidade Mista de Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, são ações exaltadas pela população dos municípios do interior.

“Aqui a coisa mudou. Agora estou achando que é um hospital mesmo. Fizeram essa reforma e está ficando muito chique”, disse a usuária Romilda Ramos, ao comemorar a entrega da unidade em Acrelândia.

Destacam-se também as entregas dos Centros de Referência da Mulher Brasileira, em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, a nova Base de Aviação do Juruá do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e as quadras em Rodrigues Alves e Senador Guiomard, além das ordens de serviços para construção de mais quadras em Assis Brasil, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Senador Guiomard.

A Seop chegou a municípios de difícil acesso, como em Santa Rosa do Purus, onde há obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), e no Jordão, com as obras para a implantação da Unidade de Captação e Adutora de Água Bruta.

Dessa forma, as obras e serviços chegaram às regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá promovendo modernização, ampliação de serviços e fortalecimento das políticas públicas. São diversas melhorias estruturais em institutos de ensino, unidades da Saúde, equipamentos da Segurança Pública, espaços culturais e áreas de lazer.

Ao longo do ano, a Seop conduziu um conjunto expressivo de obras, reformas, revitalizações e manutenções ampliando a capacidade de atendimento à população e o desenvolvimento urbano e social do Acre.

O gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, reforça o compromisso da gestão com os resultados:
“A determinação do governador Gladson Camelí é entregar serviços públicos de qualidade. Trabalhamos com responsabilidade técnica e foco no cidadão, atuando em uma centena de obras simultaneamente que reorganizam a infraestrutura estadual, qualificam os ambientes de atendimento e preparam o Acre para novos ciclos de desenvolvimento”, ressalta Lopes.

As obras e serviços da Seop beneficiam também os servidores. Durante a assinatura da ordem de serviço para as reformas do 1° Batalhão da Polícia Militar (PMAC) e 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros (CBMAC), na capital, em agosto de 2025, foram revelados os anseios dos militares por estruturas dignas.
“Essa reforma era um anseio de nossa tropa. Isso demonstra a valorização do governo do Estado para com a nossa tropa, para com o serviço público. E nós estamos bastante satisfeitos com essa ação do governo, que resulta em uma maior qualidade de serviço, uma prestação melhor aos habitantes dessa região que o batalhão atende”, enfatiza o corregedor-geral do CBMAC, coronel Otoni Miranda.

Com a entrega da Rádio Aldeia de Brasileia, início da reforma da sede da Rádio e TV Aldeia, em Rio Branco, e a reinauguração em dezembro de mais uma rádio do Sistema Público de Comunicação, desta vez a Rádio Aldeia FM de Xapuri, todas a partir da parceria da Seop com Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o Estado ampliou a qualidade nas transmissões que levam informações às pessoas de todas as regiões e chegam até os locais mais distantes.

“A Seop tem assumido esse compromisso com a reforma, construção e revitalização de vários órgãos públicos do Estado. Hoje nós fechamos aqui em Xapuri a nossa sétima rádio revitalizada. A rádio já estava pronta há alguns dias, com móveis novos, equipamentos novos, tudo adquirido especialmente para ela”, afirmou a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, durante a entrega da Rádio Aldeia de Xapuri no último dia 5 de dezembro.

O governador Gladson Camelí ressaltou que a Seop cumpriu o planejamento estratégico definido para 2025, estabelecido como o ano do executar. Segundo o chefe do Executivo, a atuação da pasta foi determinante para o avanço de obras em diversas regiões do Acre.
“A Seop está de parabéns por todo o trabalho que vem realizando, de Marechal Thaumaturgo a Assis Brasil, em todos os municípios. É uma equipe sintonizada e comprometida”, destacou.

Os investimentos para a realização de obras contaram com o apoio financeiro do governo federal, de emendas parlamentares e de recursos próprios, além de convênios com as prefeituras e diversas instituições.
Destaca-se que diversos serviços com recursos próprios foram realizados a partir do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER), criado pelo governo para priorizar a participação de microempresas e empresas de pequeno porte locais e, assim, ampliar as oportunidades de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil.
Nova Maternidade de Rio Branco e melhorias nas unidades de saúde do interior
A primeira etapa da obra da Nova Maternidade será concluída até dezembro de 2025, e a segunda fase já está em execução. A unidade está localizada no Segundo Distrito da capital. O empreendimento é fruto de cooperação entre Município, Estado, União e o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops).

Quando concluídas as cinco etapas, o projeto contemplará 150 leitos de enfermaria; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas cirúrgicas; 10 leitos de UTI adulto; 30 leitos de UTI neonatal; 30 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários; 15 leitos de UCI Canguru; Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.

O governador Gladson Camelí frisou que a obra é essencial para atender as gestantes de alto risco em uma maternidade que se consolidará como uma das maiores e mais modernas da Região Norte.
“O governo está dando andamento à nova maternidade de Rio Branco, uma das obras mais importantes do meu governo, principalmente pelo futuro dos acreanos. São investimentos em parceria com o governo federal de mais de R$ 100 milhões. Vamos entregar uma maternidade que é para receber nossas autoridades, as crianças”, afirmou o governador durante visita para acompanhar o andamento da obra.

Outra obra importante na Saúde, o Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva (Hospital da Criança) foi inaugurado em abril, ampliando a capacidade de atendimento pediátrico.

Com a conclusão do processo licitatório, o governo iniciou a movimentação para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Parte Alta, no Bairro Placas, em Rio Branco.
O governo também trabalha nas obras de ampliação do alojamento das enfermarias do Pronto-Socorro de Rio Branco, visando ampliar a área de repouso dos servidores para proporcionar-lhes mais conforto.

No ano de 2025, a parceria da Seop com a Sesacre contou ainda com a entrega da primeira etapa da reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, onde modernizou as instalações e proporcionou um ambiente mais seguro e confortável para pacientes e funcionários; ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, na qual reduziu a necessidade de transferências para outros lugares e, assim, garantiu que mais pessoas em estado crítico de saúde recebam o tratamento perto de casa e de suas famílias no local que é referência para mais de sete municípios do Acre; e reinauguração da Unidade Mista de Acrelândia, com melhorias estruturais e novos espaços de atendimento para emergências e instalação de uma sala de raio-x.
Houve também avanços na reforma e adequação do Hospital-Geral de Feijó, onde beneficiará mais de 30 mil pessoas com a ampliação no espaço da unidade hospitalar, e das Unidades Mistas de Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, e de Vila Campinas, em Plácido de Castro, para ampliar o atendimento às comunidades.

Na atual gestão, o governo do Estado contemplou outras estruturas da saúde nos municípios do interior, entre elas, a Unidades Mista de Marechal Thaumaturgo, totalmente reformada, com 14 leitos, distribuídos nas enfermarias feminina, masculina e pré-parto, beneficiando em torno de 17 mil thaumaturguenses.
Complexo Viário da Avenida Ceará
Maior obra estruturante em andamento no Acre, o Complexo Viário da Avenida Ceará representa um marco para a transformação da mobilidade urbana da capital.

No Complexo Viário, onde as jornadas de trabalho se revezam entre o dia e a noite para que a obra seja concluída o mais rápido possível, o principal objetivo é garantir um corredor de ônibus para que os usuários do transporte público possam transitar entre o Terminal Urbano e a ligação da Avenida Ceará com a Avenida da Getúlio Vargas de forma direta, o que diminuirá o tempo do usuário no coletivo. Com esse corredor de ônibus, quem utiliza os veículos de passeio também será beneficiado.

A Seop avança com escavações, carpintaria, concretagem das alças e a implantação do viaduto, etapas previstas para serem concluídas em abril de 2026. O complexo inclui, ainda, o alargamento de faixas entre a Rua Floriano Peixoto e a Quarta Ponte, com finalização prevista para dezembro de 2026.

A obra conta com diversos trabalhadores, tais como armadores, carpinteiros, encarregados, mestres de obras, operadores de máquinas pesadas, pedreiros e serventes, entre outras funções fundamentais para construção das estruturas que beneficiarão a população.

“Por determinação do governador Gladson Camelí, estamos atuando com total prioridade para garantir a agilidade na execução dessa obra. É importante destacar que o viaduto é apenas uma das etapas do Complexo Viário, que inclui intervenções mais amplas de mobilidade urbana na região. Não tem parâmetro histórico no estado diante do tamanho dessa obra. Há muitas instituições envolvidas para ter esse avanço”, avalia o gestor da Seop, Ítalo Lopes.

O trabalho conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), responsáveis pelo ordenamento do trânsito no entorno da obra, além de diversas instituições envolvidas para a evolução da obra.
Centros de Referência da Mulher Brasileira
Entre as principais entregas no interior, destacam-se os Centros de Referência da Mulher Brasileira, inaugurados em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, fortalecendo a rede de proteção às mulheres em situação de violência.
Em janeiro, Cruzeiro do Sul foi a primeira cidade da Região Norte a ganhar o Centro de Referência da Mulher Brasileira, que recebe as mulheres vítimas de violência, beneficiando o Vale do Juruá.

Na ocasião, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve presente ao evento no Acre para entregar a obra e afirmou que a parceria faz parte do Programa Mulher a Viver sem Violência.
A vice-governadora Mailza reforçou que a implantação dos centros pelo governo se soma à união com o governo federal, a bancada federal e o Poder Legislativo do Acre, além dos apoios do Ministério Público e Tribunal de Justiça. Os investimentos também contam com emenda parlamentar de Mailza, no período em que foi senadora.
“Buscamos o feminicídio zero e esse é o instrumento mais forte que temos no momento, na repressão, na proteção da mulher, e também na valorização, na busca de conseguir trazer para a mulher a profissionalização, a garantia dos direitos, para que ela consiga ter independência, ter os seus direitos garantidos e sair do ciclo de violência, voltando-se para a sociedade muito mais empoderada e digna de uma vida sem violência no lar. Essa é a busca que nós pretendemos”, enfatizou a vice-governadora.

No mês de agosto, Epitaciolândia foi o município do Alto Acre contemplado para atender às vítimas da região em uma estrutura acolhedora, adequada e digna, fortalecendo a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em outubro, o governo assinou a ordem de serviços para a construção da Casa da Mulher Brasileira tipo 2 e do Centro de Referência da Mulher Brasileira, ambos localizados em Rio Branco.
Os Centros de Referência da Mulher Brasileira oferecem suporte psicológico, social e jurídico, com atendimento realizado por equipe multidisciplinares, enquanto a Casa da Mulher Brasileira concentra serviços especializados e multidisciplinares, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.
Ciopaer e demais unidades da Segurança Pública
Em meados de agosto, o governo realizou a entrega da Base de Aviação do Juruá ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em Cruzeiro do Sul, com a finalidade de assegurar agilidade nas ações de Segurança Pública, operações de resgate e atendimentos emergenciais em toda a região.
A base também será utilizada para atuações integradas e planejadas nas áreas de ação social, meio ambiente, saúde, além de instituições como a Justiça Eleitoral. Inclusive, a localização próxima ao Hospital Regional do Juruá foi estratégica.

A Seop teve participação no projeto da obra, por meio da metodologia Modelagem da Informação da Construção (BIM), um formato que utiliza modelos tridimensionais inteligentes para representar um edifício ou uma obra, permitindo, assim, que todos os envolvidos no projeto tenham acesso às informações necessárias.

Com a obra executada a partir do projeto, a base conta com infraestrutura completa, reunindo placas solares, hangar para aeronaves, área administrativa, auditório, sala de convivência, academia, refeitório, garagem para viaturas e espaço destinado ao abastecimento.
O local também possui heliponto homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tornando-se apto para operações diurnas e noturnas, com sinalização e sistema de iluminação adequados para pousos e decolagens 24 horas.

Nos últimos anos, a parceria da Seop com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) assegurou serviços de adequação, manutenção e revitalização nas unidades do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil de diversos municípios. Na gestão atual do governo, a pasta de Obras Públicas também contribuiu com a fiscalização das obras que culminaram nas construções dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp) de Porto Walter e Mâncio Lima. Todas as ações fortaleceram a Segurança Pública ao garantir maior funcionalidade aos ambientes de trabalho dos servidores e ampliar as respostas emergenciais à população.
Procon
Desde janeiro, o Procon passou a atender a população na Avenida Nações Unidas nº 2870, na Estação Experimental, em um prédio moderno, estruturado, ergonômico e funcional, considerado um marco por ser o primeiro prédio público estadual a contar com energia renovável.

O prédio simboliza o compromisso do governo com a modernização, o respeito ao meio ambiente e a melhoria dos serviços públicos. Com a utilização da energia renovável, inaugurou-se uma nova era para a administração pública do Acre, buscando eficiência e responsabilidade ambiental.

A sede própria do Procon facilitou a operação do Instituto, e permitiu ampliar os serviços e os atendimentos prestados à população. O equipamento público construído pela Seop proporcionou também conforto e acessibilidade a todos os servidores e usuários.
Imac
O novo prédio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) foi inaugurado em setembro para proporcionar melhor funcionalidade ao órgão, com uma estrutura para garantir mais celeridade nos processos de licenciamento ambiental e ampliar as ações de preservação e conservação do meio ambiente. Segundo o presidente da autarquia, André Hassem, este é o maior prédio de um instituto de meio ambiente na Região Norte.

A Seop foi responsável pela execução dos serviços remanescentes para a conclusão do novo prédio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). As equipes de engenharia realizaram a instalação de divisórias de gesso, forro, pintura, rede elétrica, sistema de esgoto e drenagem, além de acabamentos gerais.
O trabalho realizado em parceria com outros órgãos do governo, garantiu um espaço seguro, moderno e adequado para os servidores e para a população que utiliza os serviços do Imac.
Infraestrutura e Urbanização de bairros, poços artesianos e revitalização de escolas
Em Rio Branco, projetos de grande porte foram retomados e avançam de forma contínua, incluindo as melhorias na infraestrutura do bairro João Eduardo e do Loteamento Santa Helena, a urbanização do Conjunto Ouricuri e as intervenções estruturantes no Canal do Igarapé Fundo.

“Diversas ruas foram contempladas com pavimentação, recuperação viária, manutenção de calçamento, redes de drenagem e esgotamento, além de serviços de tapa-buracos, conforme a necessidade de cada via, garantindo mais segurança e trafegabilidade a motoristas e moradores dessas regiões”, explicou a engenheira civil da Seop, Sara Cristina Souza.
Em regiões tradicionalmente afetadas por limitações de infraestrutura, os resultados já são percebidos pela população. Morador da Travessa Itamarati, Amarildo Ferreira destacou a importância das melhorias realizadas: “Este serviço ajeitou tudo e melhorou bastante, graças a Deus. Está todo mundo falando que a rua ficou bonita”, relata.

Os serviços remanescentes de urbanização e macrodrenagem da bacia do Igarapé Fundo/Nova Estação, em Rio Branco incluem a macrodrenagem das galerias das ruas Ouro Verde, Formosa e Belém (Conjunto Manoel Julião), bem como a proteção dos taludes com sistema rip-rap, apoiado em viga de concreto, entre as ruas Ouro Verde e São Luiz.

O governo tem levado dignidade para todos os cantos do Acre. As obras de construção de poços artesianos na zona rural de Capixaba e de Senador Guiomard estão avançadas e contemplarão, em breve, muitas famílias, caso do produtor rural José Antônio Diniz.
“O poço artesiano é muito importante numa região dessa que não tem água. É para beber, tomar banho e produzir nossos maracujás. Se não tiver água no lote, perdeu vida, porque sem água ninguém produz nada. Hoje para mexer com maracujá tem que ter água, então é importante a rede pública chegando na nossa casa. Primeiro lugar é Deus, segundo lugar é água e saúde”, comemora José Antônio Diniz, produtor em Capixaba.

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, em Rio Branco, passa por uma ampla reforma para oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem a estudantes e profissionais, para que seja estabelecida a primeira Universidade Estadual do Acre.
Já a execução dos serviços de revitalização e adequação no acesso à Escola Estadual de Ensino Fundamental I-II Clínio Brandão, localizada na Rodovia BR-364, no bairro Floresta Sul, em Rio Branco, foi concluído.

Segundo a engenheira civil e fiscal da pasta de Obras Públicas, Camilla Paiva, “as melhorias estruturais alcançaram a fachada e a entrada da escola, bem como o calçamento da Rua José Bonifácio da Silva, visando assegurar acessibilidade a todos os estudantes e funcionários da instituição”.

No local foi realizado ainda serviços de execução de piso tátil na rampa de acesso e na escada já existentes, bem como a execução de guia de balizamento da rampa.
“Ficou realmente acessível para todos. Temos uma grande quantidade de alunos com algum tipo de deficiência. Contempla também nossos funcionários que possuem mobilidade reduzida e toda a comunidade de forma geral. Então, essa obra só traz benefícios e muito nos engrandece”, relata a diretora Ismênia Marques da Silva.

Para John Lima, pai do estudante José Lima, a conclusão do serviço foi benéfica para todos. “Com estacionamento, calçada e rampa adequados facilita a vida dos pais e dos alunos”, afirmou ao observar a conclusão dos serviços.
Arquivo Público do Acre, CGE e Sefaz
A nova sede do Arquivo Público avança com conclusão das estruturas e alvenarias, instalação de sistemas internos e drenagem. O prédio administrativo e o bloco de arquivos foram projetados para garantir preservação, segurança e organização do acervo histórico do Estado, assegurando memória administrativa e cultural às futuras gerações.

Já o prédio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) entrou na fase de acabamento. Quem passa no cruzamento das ruas Floriano Peixoto e Rui Barbosa, na antiga instalação da Polícia Federal, pode ver que a obra já está em fase final e conta com uma identidade visual diferenciada. Todos os pavimentos estão erguidos.

Além desses prédios, a reforma do prédio da Secretaria de Estado da Fazenda está na fase final e tem previsão para ser inaugurado no início de 2026.
Prédios históricos e culturais
O Palácio Rio Branco e as praças Eurico Dutra e dos Seringueiros avançaram para a fase final dos serviços de restauração e revitalização.

Os serviços na Biblioteca da Floresta estão em fase de conclusão. A reforma na Biblioteca da Floresta, na capital, alcançou toda a edificação, a qual possui três pavimentos, divididos em setores como: administrativo, serviços e setor de visitação do público.

Até a entrega no primeiro trimestre de 2026, o Teatro plácido de Castro (Teatrão) estará passando por revitalização, adequação e ampliação.

Em Cruzeiro do Sul, o Memorial José Augusto e o Teatro José de Alencar estão próximos da conclusão do serviço. A expectativa é que sejam inaugurados também no primeiro trimestre de 2026.

Em Mâncio Lima, a segunda etapa de construção do Complexo Alameda das Águas avança para modernizar, reestruturar e valorizar a cultura regional desse espaço de festividades que é roteiro turístico do Juruá.
Quadras poliesportivas e Skate Park
Em Rodrigues Alves, no mês de julho, a população ganhou a quadra totalmente reformada, inclusive com novos pisos, coberturas, instalações elétricas e hidráulicas. Em setembro foi a vez do município de Senador Guiomard, onde a quadra foi contemplada com a restauração da grama sintética.

Na Quadra Poliesportiva Ronald de Moura, em Santa Rosa do Purus, estão em andamento os trabalhos de revitalização e adequação do espaço. Este ano também foi assinada a ordem de serviço para a revitalização da quadra do bairro Eugênio Areal, em Sena Madureira.

A partir de convênios com o Ministério do Esporte, o Estado assinou em outubro a ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva no município de Assis Brasil.
O governo autorizou, também por meio dessa parceria com o governo federal, o início da construção de mais uma quadra em Rio Branco, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e duas em Brasileia.
“O governador vai percorrer o estado dando ordens de serviço. Temos outras duas quadras previstas para a regional do Alto Acre, duas no Baixo Acre e mais duas no Juruá. São muitos municípios sendo atendidos, é o esporte, a cultura, tudo acontecendo”, informou Lopes durante o evento em Assis Brasil.

De acordo com o titular da Seop, o objetivo da implantação de quadras é assegurar melhorias no desenvolvimento social, qualidade de vida, redução a exclusão e o risco social, proporcionando lazer e esportes.
A proposta para construção de quadras visa à redução das desigualdades, por meio da distribuição das oportunidades, do acesso a bens e serviços públicos de qualidade nas áreas de lazer, esportes e desenvolvimento social.

No mesmo caminho, foi anunciado, no final deste ano, a ordem de serviço para a reforma do Skate Park, em Rio Branco, contudo por meio do PEC/GER. Com a revitalização, pretende-se fomentar programas e eventos esportivos de skate, patins, patinete, entre outras modalidades, estimulando a integração e o bem-estar da comunidade.
“Quem diria para a Nathalia de 2011, que vivia nesse Skate Park, que hoje estaria de volta, mas, desta vez, para ajudar na reforma de um espaço recreativo urbano tão importante para a nossa cidade. É gratificante trabalhar em projetos que fazem parte da nossa história”, contou a arquiteta da Seop, Nathália Menezes Carlos.
Recorde de investimentos via recursos federais
Em levantamento divulgado pela Seop em outubro de 2025, a pasta de Obras Públicas bateu o recorde de investimentos com recursos federais ao superar todo o período de 2024 e, consequentemente, dos anos anteriores. Foram R$ 15,7 milhões executados diretamente e R$ 10,4 milhões em ações integradas com outros órgãos estaduais até julho. Na ocasião, o Estado registrou R$ 69,8 milhões em investimentos via recursos federais.

O percentual chegou a responder por 40% do volume do Estado, considerando pagamentos realizados após liberação federal.
“Estamos executando obras de grande impacto social e estrutural, com transparência e responsabilidade. O foco é transformar os investimentos federais em melhorias reais para o cidadão acreano, gerando emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do estado”, destaca Lopes.

Os números refletem o amadurecimento técnico e a eficiência da secretaria na condução dos contratos e parcerias com o governo federal, consolidando a pasta de Obras Públicas como um órgão estratégico na execução de recursos federais.
Entre as principais obras executadas com recursos federais, na capital do estado, estão a Nova Maternidade, o Complexo Viário da Avenida Ceará e as Revitalizações da Biblioteca da Floresta, Palácio Rio Branco e Teatro Plácido de Castro, entre outras intervenções que fortalecem a infraestrutura urbana e social do Acre.
Valorização da mão de obra local
A execução das obras públicas movimentou a economia e fortaleceu o setor da construção civil em todos os municípios, abrindo oportunidades para trabalhadores jovens e experientes.

O carpinteiro José Alcimar Pimentel, 60 anos, que atua no Complexo Viário da Avenida Ceará, relatou:
“É uma honra participar de uma obra que melhora a cidade e também gera sustento para minha família. Saber que contribuí para algo que eu mesmo vou utilizar me deixa muito orgulhoso”, comemora.
O armador de ferragens Leandro Silva compartilha do mesmo sentimento. “Estou trabalhando em uma obra que vai servir tanto para a minha família quanto para outras. Em breve, vou falar com orgulho que foi uma obra que ajudei a construir e a mudar, para melhor, a vida das pessoas”, afirmou antes de voltar ao trabalho nas obras da Nova Maternidade.

As obras públicas e os serviços de revitalização, manutenção e adequação refletem na geração de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil.

“O serviço de alvenaria que estou fazendo aqui é muito importante para os servidores, mas, também, para nós operários, porque ajuda no sustento da família de cada trabalhador”, disse Andresson Rosa, pedreiro atuando na Delegacia do Tucumã.
PEC/GER-AC
Este ano 15 pequenos empresários receberam diversas Ordens de Serviço, o que tem movimentado a economia e revitalizado espaços públicos, com investimento total de mais de R$ 5 milhões.
Por intermédio desse programa estão sendo realizado os serviços de revitalização do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, em Rio Branco.

Além dessa instituição de ensino, há quadras e unidades da Saúde, Segurança Pública e Comunicação sendo reformadas a partir do PEC/GER-AC em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Entre elas: os prédios Semi Liberdade/Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), Clínica Médica do Juruá, Reforma do 1º Batalhão da Polícia Militar do Acre, Quadra do Bairro Ivete Vargas, Rádio Aldeia, 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Acre e Clínica de Saúde do CBMAC.

Para o empresário Armando Fonseca, representante da classe, a medida foi democrática. “Quero agradecer ao governador e ao secretário, que tem recebido bem as empresas, os empresários. Esse projeto foi criado por contratação direta, em chamamento público, e gera emprego e renda. Queria que todos pudessem aplaudir nossos administradores”, agradeceu.
Outras adequações, manutenções e revitalizações realizadas em 2025
As ações de manutenção e requalificação alcançaram diversos equipamentos públicos, tais como: as quadras da Cidade do Esporte, no Arena da Floresta; o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope); a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud); a Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos (Cageacre), o Mercado dos Colonos; e o Memorial em homenagem às vítimas de covid-19 e entorno do Lago do Amor, em Rio Branco.

Assim como os serviços da Seop chegaram à Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) Floresta Estadual do Antimary, no Bujari; ao Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora), em Cruzeiro do Sul; ao 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Epitaciolândia; ao 8º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Escola de Sena Madureira; ISE e Rodoviária, em Feijó; às ruas do Jordão e de Porto Walter; à Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá; à Organização em Centros de Atendimento (OCA) e Estação De Tratamento De Água (ETA), do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), em Xapuri; entre outros locais.
Empenho na execução dos serviços, preservação ambiental e capacitação dos servidores da Seop
Cada obra passa por um fluxo técnico criterioso, que inclui captação de recursos, elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia, emissão de licenças, titularidade da área, análises da assessoria jurídica, processos licitatórios, gestão de contratos, execução e vistorias antes, durante e após a conclusão. A gestão dos projetos e das obras se tornou mais ágil com os sistemas digitais criados pela assessoria de Tecnologia da Informação (TI) e a atuação dos colaboradores dos serviços gerais, recepção e motoristas é primordial para a funcionalidade da pasta.

A Seop foi pioneira no descarte documental oficial do governo do Acre, consolidando-se como o primeiro órgão público a aplicar integralmente a Tabela de Temporalidade prevista na Política de Gestão Documental, instituída pela Lei nº 4.109/2023. Todo o processo é conduzido pela Comissão de Avaliação de Documentos (CAD), composta por representantes da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).
“Esse trabalho reforça o compromisso do governo com a reciclagem e o reaproveitamento do material descartado, garantindo que o processo de eliminação documental também contribua para a preservação ambiental e o uso consciente dos recursos”, informou a secretária-adjunta da Seop, Samara Raquel Damásio.

A Seop também ampliou a capacitação das equipes, garantindo aprimoramento profissional e padronização de procedimentos. Um dos cursos promovidos pela pasta, junto ao Corpo de Bombeiros, foi o de Trabalho em Altura (Norma Regulamentadora n° 35), com abordagem às normas de segurança, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como procedimentos apropriados e prevenção de acidentes.

Responsável por diversas obras públicas e serviços de revitalização, manutenção, reforma e adequação em prédios públicos no Acre, a Seop realizou o treinamento no Quartel do Comando-Geral do CBMAC, na Estrada da Usina, em Rio Branco, capacitando engenheiros, arquitetos e outros profissionais sobre as normas para fiscalizar atividades em altura.
“No curso vimos algumas aulas teóricas e agora finalizamos com a prática. Foi exatamente a vivência que encontramos nas obras. Dessa forma, estamos prontos para fiscalizar conforme a norma nos ensina, vivenciando na pele todos os perigos aos quais nós, profissionais, estamos submetidos, tendo um olhar muito mais atento para as situações reais de risco durante o dia-a-dia de trabalho”, analisou engenheiro civil e servidor da Seop, Dayvid Lennon Melo.

Além disso, os técnicos participaram ativamente, em outros estados, de cursos, palestras, painéis e atividades de integração com profissionais de todo o país, levando o trabalho realizado pelo governo do Acre.
Dentre esses eventos, os servidores da Seop estiveram na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o maior evento nacional das áreas, realizado pelo Sistema Confea/Crea, entre os dias 6 e 9 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo, para apresentar o artigo “Stakeholders e a implementação de obras de mobilidade urbana para cidades inteligentes em Rio Branco, Acre”, aprovado no Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), promovido paralelamente à Soea.

A Ouvidoria da Seop participou do 28º Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, em São Paulo, com o tema “A evolução das Ouvidorias: A constante atualização com foco nas necessidades do cidadão e inovação, para atender os desafios da sociedade”. Os ouvidores da Seop expuseram o artigo Escutar para melhorar.
“A apresentação do nosso trabalho, a partir da exposição de pôsteres, é um grande reconhecimento do esforço e dedicação da equipe da ouvidoria. É um orgulho ver o nosso trabalho sendo compartilhado com outros profissionais da área e contribuir para o avanço das ouvidorias no Brasil”, pontuou o chefe da Ouvidoria da Seop, Valdesson Martins.

Com as obras, serviços estruturais e a capacitação de trabalhadores, o governo reafirma seu compromisso com a modernização dos prédios públicos, o avanço da infraestrutura e a melhoria da qualidade de vida da população, bem como com a valorização dos servidores e dos operários da construção civil.





