Unidade atende a 550 estudantes de seis bairros e obras foram possibilitadas pelo Pacto da Educação
O governador Binho Marques e o prefeito Raimundo Angelim entregaram nesta quinta-feira, 4, as obras de reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental Dr. Franscico de Paulo Leite Oticica Filho, localizada na rua Primavera, no bairro Bahia Nova. Inaugurada em julho de 1992 pelo então prefeito Jorge Kalume, a unidade passou este ano por uma ampla reforma que a modificou completamente, dotando-a de melhores condições para atender a 550 estudantes, professores e servidores de apoio. Participaram do evento o vice-prefeito da capital, Eduardo Farias; o deputado estadual Gilberto Diniz; o vereador Astério Moreira e a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bahia Nova, Maria José Nascimento, entre secretários municipais e estaduais e moradores.
As obras custaram mais de R$1,1 milhão e os recursos são do Tesouro Estadual repassados através do Pacto Pela Educação firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco. Entre muitos avanços, a escola recebeu uma sala com dezessete computadores para educação digital e foi urbanizada internamente, já que o terreno encharcava à menor chuva. "Nosso compromisso sempre foi com a qualidade do ensino, responsabilidade que dobrou com essa reforma", disse o diretor da escola, Francisco Gilson da Silva Barbosa. No período noturno, a escola atende ao programa de Educação de Jovens e Adultos.
Jorge Kalume construiu a escola mas ela só começou a funcionar no mandato de Jorge Viana como prefeito. Binho Marques era o secretário de Educação e conseguiu com que a unidade fosse melhorada e ampliada para receber maior número de estudantes. Na administração seguinte a escola sofreu com o abandono e só passou por melhoria após intenso trabalho e a efetivação do Pacto Pela Educação entre Binho e Angelim. "Hoje temos um trabalho em que não diferenciamos quem fez. Todos nós fazemos juntos", disse o secretário de Educação de Rio Branco, Moacir Fecury sobre os grandes resultados obtidos através do pacto.
A Escola Dr. Francisco Oiticica leva esse nome em homenagem ao advogado que exerceu os cargos de secretário-geral do Departamento do Alto Purus e promotor de Justiça em Xapuri. Além do Bahia Nova, atende estudantes dos bairros Glória, Sobral, João Eduardo, Bahia e Pista.
Direito da criança – Alunos do Mais Educação, projeto do Governo Federal para melhorar a qualidade de aprendizagem, apresentaram o coral "Direito da criança" e a estudante Shirlei Mendes, da 4ª série, agradeceu, em nome de toda comunidade escolar, a entrega das obras de reforma e ampliação.
Para o prefeito Raimundo Angelim, somente o trabalho árduo, compromissado e objetivo vem trazendo mudanças no sistema público de ensino. "Como é bom a gente ter certeza que é com muita disposição e despreendimento que se consegue realizar algo como esta obra", disse Angelim. O governador fez considerações sobre o trabalho do prefeito e sua equipe. "Quero agradecer ao Angelim pelo carinho que tem com a educação, com esta escola", afirmou Marques.
O QUE ELES DISSERAM
{xtypo_quote}Estas crianças representam o futuro do Acre e do Brasil. Quero parabenizar ao governo e à prefeitura pelo Pacto da Educação.
Gilberto Diniz, deputado estadual {/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Nós gostamos muito desta escola. Meu filho estudou aqui e hoje cursa Medicina. Só temos a agradecer por ela.
Maria José Nascimento, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bahia Nova{/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Há gente que não quer ver os avanços, as obras em Rio Branco e por todo o Estado. Há quem não quer ver o trabalho do governador Binho Marques e do prefeito Raimundo Angelim mas o Acre está hoje completamente mudado.
Astério Moreira, vereador de Rio Branco{/xtypo_quote}
{xtypo_rounded2}Escola Dr. Francisco de Paula Leite Oticica Filho
Valor total: R$1.125.210,03
Área existente: 1.300 metros quadrados
Área de ampliação: 240 m2
Área a demolir: 100 m2
Área total: 1.440 m2
Fonte de recursos: Governo do Estado
Principais ações
-Construção de novo refeitório com bebedouro e escovódromo e nova cozinha e despensa;
-Construção de ampla sala de leitura, espaço destinado à pesquisa escolar e ao estímulo à leitura;
-Construção de novos banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais;
-Troca do piso com instalação de novo piso monolítico pigmentado em toda área de circulação;
-Troca de cobertura e do forro, com aumento do pé-direito das salas o que garante maior luminosidade e conforto térmico;
-Novas instalações hidro-sanitárias;
-Novas instalações elétricas;
-Nova pintura com padronização;
-Nova pintura com padronização de cores e revestimentos;
-Novo muro construído conforme padrão da Prefeitura de Rio Branco para escolas municipais;
-Urbanização da área interna da escola, com calçadas, jardins e bancos;
-Construção de estacionamento pavimentado;
-Parque infantil destinado à recreação e convivência;
-Implantação da sala de inclusão digital com 17 computadores.
{/xtypo_rounded2}