Lançado o edital do Cultura no Mercado

Artistas e produtores culturais podem apresentar propostas de música instrumental, vocal, performances de teatro de rua, infanto juvenil, de dança e circo

daniel_zen_e_marcos_vinicius2.jpg

Presidente da FEM e da FGB firmam parceria (Foto: Val Fernandes/FEM)

O Mercado Velho será palco do projeto Cultura no Mercado, cujo conceito envolve apresentações de shows musicais e performances artísticas, selecionadas por meio de edital. O Cultura no Mercado foi lançado pelo presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen e da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinicius, na manhã desta terça-feira, 2, no espaço histórico com um café da manhã para a imprensa, regado a tapioca, baixaria, mingau de banana e outras iguarias típicas da região.

O projeto que teve seu primeiro momento em 2007, levando shows musicais e apresentações teatrais ao Mercado, serviu de laboratório para se consolidar como uma ação conjunta entre o Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco, através de suas fundações de cultura.

"O Cultura no Mercado surgiu como mais uma ação de dinamização desse espaço histórico, que veio se somar ao projeto da Feira do Sebo desenvolvido pela Fundação Garibaldi Brasil. O Mercado Velho é um dos maiores espaços abertos com grande circulação de público nos finais de semana. Induzindo a dinâmica da cultura nesse espaço através das expressões artístico-culturais permitimos o acesso da comunidade a esses bens", explicou Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Além dos shows e performances, o projeto irá envolver outras atividades, uma delas é a tradicional Feira do Sebo, que traz a comercialização de livros, os momentos de contação de história, as rodas de leitura, entre outros.

"Quem ganha com esse projeto é a comunidade. Essa parceria entre FEM e FGB se consolida cada vez mais, isso contribui de maneira significativa para a produção, divulgação e circulação de bens culturais", diz Marcos Vinicius, presidente da Fundação Garibaldi Brasil.

Financiado com recursos do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura e contrapartida do Governo do Acre, o edital envolve a abertura de cadastro de propostas destinadas à seleção de shows musicais e performances artísticas. O resultado dos projetos selecionados será divulgado no próximo dia 6 de julho e no dia 11 de julho acontece o lançamento com um grande show convidado.

O cadastro de propostas será aberto a todos os artistas e grupos do Estado do Acre. As propostas que podem ser inscritas no cadastro devem ser apresentadas nas categorias de música instrumental e/ou vocal, perfomances de teatro de rua, infanto juvenil e outros, além de performance de dança e circo.

As apresentações e performances serão cadastradas mediante preenchimento dos Formulários-Proposta, já disponíveis no site: www.fem.ac.gov.br/editais. As selecionadas formarão um banco de produtos culturais do projeto e serão chamadas conforme a ordem de classificação e necessidade do projeto pelo período de junho a outubro de 2009. Serão contratadas um total de 20 apresentações musicais e 21 (vinte e uma) performances artísticas (considerando as áreas de artes cênicas e contação de histórias).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter