Governo e prefeitura através de suas fundações de cultura lançam edital para a abertura de cadastro de propostas destinadas à seleção de shows musicais e performances artísticas
O Governo do Acre através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour vem incrementando a prática de apoiar projetos artístico-culturais, mediante a realização de editais públicos, como um instrumento de garantir o acesso democrático de toda a comunidade aos investimentos governamentais, contribuindo de maneira significativa para a produção, divulgação e circulação de bens culturais. Nos últimos dois anos foram lançados oito editais estaduais compreendendo diversas áreas. Para intensificar o programa o Governo e a Prefeitura de Rio Branco, por meio de suas fundações de cultura lançam nesta terça-feira, 2, às 8h30, o edital do Programa Cultura em Movimento – Projeto Cultura no Mercado. O lançamento acontece no Mercado Velho em coletiva para a imprensa com a participação do presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen e da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinicius.
O edital envolve a abertura de cadastro de propostas destinadas à seleção de shows musicais e performances artísticas, que terão como palco o espaço do Novo Mercado Velho, cartão postal turístico e cultural localizado no centro de Rio Branco. As apresentações artísticas acontecerão todos os sábados, a partir de 11 de julho a 31 de outubro de 2009.
Para o presidente da Fundação Elias Mansour Daniel Zen a politica de editais representa um grande avanço para a cultura acreana, provocando uma reflexão maior sobre a produção local e o papel do Estado.
“O apoio a projetos por meio de editais representa uma ação estratégica para as políticas públicas, além de estimular a produção e melhorar a qualidade dos projetos apresentados. Outro aspecto que destaco é a viabilização do acesso aos espetáculos de uma platéia que muitas vezes não pode assisti-los”.
O cadastro de propostas será aberto a todos os artistas e grupos do Estado do Acre. As propostas que podem ser inscritas no cadastro devem ser apresentadas nas categorias de música instrumental e/ou vocal, perfomances de teatro de rua, infanto juvenil e outros, além de perfomance de dança e circo.
As apresentações e perfomences serão cadastradas mediante preenchimento dos Formulários-Proposta, que estarão disponibilizados através do site: www.fem.ac.gov.br/editais. As selecionadas formarão um banco de produtos culturais do projeto e serão chamadas conforme a ordem de classificação e necessidade do projeto pelo período de junho a outubro de 2009. Serão contratadas um total de 20 apresentações musicais e 21 (vinte e uma) performances artísticas (considerando as áreas de artes cênicas e contação de histórias).