RH Itinerante de Gestão de Pessoas encerra edição em Cruzeiro do Sul com dois dias de capacitação imersiva

O governo do Acre, por meio do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap), vinculado à Secretaria de Estado de Administração (Sead), encerrou nesta quinta-feira, 9, mais uma edição do RH Itinerante de Gestão de Pessoas, em Cruzeiro do Sul. Com auditório lotado nos dois dias de programação e a participação de mais de 150 servidores estaduais e municipais, o evento cumpriu seu papel como uma das principais iniciativas de valorização, capacitação e integração dos servidores públicos no interior do estado.

A iniciativa integra a política de fortalecimento da gestão de pessoas e modernização dos processos administrativos.

Durante o evento, foram ministradas palestras, oficinas e dinâmicas sobre temas necessários ao serviço público. Foto: Ingrid Andrade/Sead

De acordo com a chefe do Decap, Priscila Melo, o programa tem alcançado resultados expressivos. “O RH Itinerante de Gestão de Pessoas 2025 em Cruzeiro do Sul representou mais um marco de sucesso. Durante dois dias de imersão dedicados à qualificação dos servidores, foram abordados temas relevantes com alta qualidade e eficiência. A expectativa é que os participantes se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido em seus órgãos de origem, aplicando-o em suas atividades e contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade”, destacou.

O secretário adjunto de Pessoal da Sead, Guilherme Duarte, também ressaltou o compromisso do governo em levar capacitação aos municípios do interior. “Nosso objetivo é descentralizar as ações de formação e garantir que todos os servidores, independentemente da região onde atuam, tenham acesso a informações atualizadas e práticas de gestão moderna. A capacitação é um instrumento de valorização e eficiência no serviço público”, afirmou.

Servidores de diferentes secretarias ressaltaram a importância da troca de experiências proporcionada pelo evento. Irinaldo Alencar, técnico em gestão pública da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), avaliou positivamente a iniciativa. “Trabalho na maternidade de Cruzeiro do Sul, no setor de Recursos Humanos, há 18 anos. A experiência tem sido muito proveitosa. Pudemos esclarecer dúvidas, revisar regras e compartilhar vivências que fortalecem nossa atuação diária”, contou.

Para Vagner dos Santos Ministros, servidor da Secretaria de Educação, o evento contribui para que os participantes conheçam melhor seus deveres e direitos. “O RH Itinerante é fundamental porque esclarece diversas questões relacionadas à vida funcional dos servidores. É essencial que o servidor conheça seus direitos e deveres para agir em conformidade com a legislação. Gostei especialmente das palestras que abordam os fundamentos legais, como a de direitos e deveres dos servidores”, concluiu.

Liderança e gestão de equipes

Entre as atividades, a palestra “Gestão de equipes com foco na liderança”, ministrada por Artenizia Souza, agente administrativa e pedagoga da Sesacre, foi um dos painéis. A pedagoga ressaltou que exercer liderança vai muito além de ocupar um cargo.

“A gestão é um processo sistemático, que envolve planejamento, organização, controle e direção. Ser líder é influenciar e inspirar pessoas, e isso exige aprimoramento constante”, afirmou a ministrante. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Temas jurídicos e previdenciários

A programação também incluiu conteúdos técnicos sobre legislação e direitos funcionais. A chefe do Departamento Jurídico de Gestão de Pessoas, Helcínkia Albuquerque, abordou o tema “Licenças parentais de acordo com a jurisprudência do STF”, detalhando as normas que regem as licenças gestante, adotante e paternidade no Estatuto do Servidor.

Evento promove troca de experiências e fortalecimento da gestão pública no interior do estado. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Outro tema de destaque foi “Entendendo o contracheque – Folha de pagamento no setor público”, ministrado por Robson Bussons, chefe do Departamento Financeiro de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que demonstrou a importância da transparência e do controle financeiro pessoal.

“Conhecimento é poder e compreender o contracheque é fortalecer o seu direito”, finalizou o contador. Foto: Ingrid Andrade/Sead

A palestra sobre regras previdenciárias e novas normas de aposentadoria, conduzida por Alice Rebouças e Maria Sandra, da Acreprevidência, esclareceu as mudanças trazidas pelas emendas constitucionais e leis complementares mais recentes.

“Todos os servidores têm o direito assegurado à aposentadoria, que ocorre quando os requisitos legais são cumpridos. Nosso papel é esclarecer essas regras e garantir que cada servidor compreenda o seu processo”, explicou a agente previdenciária. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Atendimento e rotina do RH

O tema “RH em foco: procedimentos e práticas para um melhor atendimento ao servidor” foi conduzido por Isaías Souza, técnico da Divisão de Aposentadoria da SEE, que destacou estratégias para um atendimento humanizado e eficiente, além de apresentar o fluxo de tramitação de processos no setor.

Palestra focou nos deveres de quem trabalha com a gestão de pessoas. Foto: Ingrid Andrade/Sead

A diretora de Recursos Humanos da Sesacre, Joerlândia Pinheiro, também apresentou a estrutura e a rotina de trabalho do Departamento de Gestão de Pessoas da secretaria, destacando a importância da integração entre as divisões de vida funcional, folha de pagamento, lotação e estágio probatório.

A palestrante sanou dúvidas sobre questões da vida funcional dos servidores. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Com o encerramento da edição em Cruzeiro do Sul, o RH Itinerante segue cumprindo sua missão de aproximar a gestão pública dos servidores, levando conhecimento, valorização e aprimoramento profissional a todas as regiões do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: