Filme Transamérica será apresentado no Cinema do Mundo
Entre 1948 e 1989, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Foi só em 17 de maio de 1990 que a homossexualidade foi retirada da Classificação Internacional de Doenças. A OMS declarou que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. Por isso, no dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial de Combate à Homofobia.
No Acre, a Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) e o Núcleo de Direitos Humanos e Combate a Homofobia (Nudicho) realizam uma sessão especial no Ponto de Difusão Digital, onde as quintas-feiras acontece o Cinema do Mundo, uma mostra de filmes ficcionais. Dessa vez será apresentado o longa Transamérica, dia 14 de maio, às 19 horas, no Theatro Hélio Melo.
O filme
Bree Osbourne (Felicity Huffman em atuação que lhe fez concorrer ao Oscar de Melhor Atriz) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza cada centavo que pode para fazer a operação de mudança de sexo. Porém, um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu, quando ainda era homem.
Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo e Bree, com receio pela verdade, não desfaz o mal-entendido. Ainda assim, ela o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles, começando uma viagem difícil e tocante para ambos, até o confronto com a verdade.