Municípios com população acima de 200 mil habitantes e que aderiram ao Pronasci ficarão com a responsabilidade de eleger seus delegados para a Conferência Nacional
Coordenadores da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) estão em Brasileia, dando suporte à comissão encarregada de organizar a Conferência Municipal de Segurança Pública, agendada para os dias 19 e 20 deste mês.
Ao mesmo tempo, atuam na mobilização de setores do poder público, sociedade civil e trabalhadores em segurança pública dos municípios de Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, fechando o primeiro ciclo de conferências e concluindo o trabalho da 5ª Regional.
Nas conferências regionais (preparatórias) serão indicados os delegados para a Conferência Estadual, obedecendo à proporcionalidade de 30% de trabalhadores de Segurança Pública, 30% do poder Público e 40% de representantes da sociedade civil.
Os municípios com população acima de 200 mil habitantes e que aderiram ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) ficarão com a responsabilidade de eleger seus delegados para a Conferência Nacional. No caso do Acre, haverá conferências eletivas apenas em Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul.
Vale ressaltar que as conferências regionais, que ocorrerão nos municípios de menor densidade populacional, servem de preparação para a conferência estadual, prevista para a primeira quinzena de julho, em Rio Branco.
As demais regionais são:
1ª Regional: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo
2ª Regional : Tarauacá, Jordão e Feijó
3ª Regional: Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus
4ª Regional: Plácido de Castro, Acrelândia, Capixaba e Senador Guiomard
6ª Regional: Rio Branco, Bujari e Porto Acre