A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) participou de uma agenda de cooperação técnica promovida pelo Consórcio da Amazônia Legal nesta sexta-feira, 4, em Brasília. Representando a Sejusp, a diretora de Planejamento, Marilda Rios, participou de uma reunião estratégica voltada à avaliação de um edital e buscando novas oportunidade de construção de soluções integradas entre segurança pública.

Durante a reunião, foram debatidas alternativas para o financiamento de projetos estruturantes, capazes de promover inclusão social em áreas sensíveis das regiões acreanas. A conversa também serviu como espaço para troca de experiências e alinhamento técnico, com o objetivo de ampliar as chances de captação de recursos e fortalecer políticas públicas integradas para o estado do Acre.
A diretora Marilda Rios destacou a importância da iniciativa como um passo estratégico para consolidar ações sustentáveis e de segurança na Amazônia. “A Amazônia exige de nós uma abordagem diferente, que uma proteção ambiental, inclusão social e segurança pública. Este diálogo é fundamental para construirmos políticas que respeitem a diversidade da nossa região e que tragam resultados reais para a população. Estamos aqui para buscar caminhos viáveis, com apoio técnico e parcerias sólidas. A expectativa é que, a partir desses diálogos, novos projetos e investimentos possam ser viabilizados para fortalecer ações, especialmente nas áreas de fronteira e comunidades mais isoladas”, afirmou.

A reunião feita com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, é uma importante articulação regional para fomentar políticas públicas colaborativas.





