Dados do estado do Acre agora fazem parte de um sistema nacional integrado de informações acessado diretamente pelo presidente Lula
Permanece no Acre até esta sexta-feira a comitiva do governo federal que veio com a missão de apresentar o sistema de informações Geo-PR ao governo do Estado e já colocá-lo em operação.
O responsável por reunir anos de esforço, estudo e pesquisa em informações dos Ministérios federais e várias outras instituições é o Gabinete de Segurança Institucional, ligado diretamente ao Gabinete do presidente da República. Estão no Acre o coordenador de integração e sistemas institucionais, Coronel Paulo Roberto de Miranda Barros, e do Capitão Jorge Dirceu de Melo Cerqueira e Aramis Ribeiro Motta – engenheiro cartógrafo e analista de sistema, respectivamente.
Os visitantes apresentaram o Geo-PR para técnicos, diretores e secretários da área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Estado como Funtac, Imac e Sema. De acordo com o secretário de meio ambiente, Eufran Amaral, "a cooperação entre estados e governo federal otimiza esforços e ajuda muito a tomada da decisão certa".
"A reunião de tanta informação multiplica várias vezes a utilidade do sistema", ressaltou o coordenador de integração e sistemas institucionais, Coronel Paulo Roberto Barros. Uma das consultas feitas é para decidir sobre autorização ou não de um pedido de mineração. Utilizando o Geo-PR pode-se saber se na região pretendida existe uma área de preservação, uma terra indígena ou uma área estratégica para defesa nacional. O que assegura a correção da decisão.
Quase todos os Ministérios Federais já fazem parte do Geo-PR e os estados estão sendo convidados, com prioridade aos estados da faixa de fronteira brasileira. O termo de cooperação assinado pelo Governador Binho Marques coloca o Acre neste seleto grupo.
Cada entidade pública reúne uma série de informações para realizar o seu trabalho específico. Na área de saúde, as secretarias estaduais e o Ministério de Saúde reúnem informações sobre a cobertura vacinal, doenças típicas de cada região brasileira e incontáveis outras. É assim com cada área de governo. Da geração de energia à ação social, da agricultura à defesa nacional – para gestão adequada de uma delas é necessária muita informação.
O que o Sistema Georreferenciado de Monitoramento e Apoio à Decisão da Presidência da República (Geo-PR) faz é reunir em uma única ferramenta de pesquisa todos os dados de cada entidade participante. Tornando a tomada de decisão mais segura e rápida, baseada em um poderoso sistema de informações.