Representantes são a favor do novo processo seletivo, mas acreditam que adesão será gradual
Os reitores das universidades federais dos estados da região Norte estão em Rio Branco e desde a manhã desta sexta-feira, 24, participam de um encontro na Universidade Federal do Acre para debater vários temas em comum. Entre eles, a proposta de que o novo Enem seja usado como forma de acesso às universidades federais. O Fórum dos Reitores da Região Norte, realizado no anfiteatro Garibaldi Brasil, também conta com a participação da comunidade acadêmica, de gestores da área de educação e estudantes do Ensino Médio.
A reitora da Ufac, professora Olinda Batista, ressaltou a importância de uma discussão ampla para adoção desse novo processo seletivo. "É preciso levar em conta as particularidades de cada região. A gente reconhece os investimentos que o Governo do Estado têm feito para a educação do Acre, como por exemplo, a oferta do ensino superior para os professores que agora estão mais preparados para a sala de aula. Isso vai refletir na qualidade da nossa educação. Mas é preciso cuidado para que esse novo processo não prejudique nossos alunos no ingresso da universidade", avaliou. Para ela, a adesão ao sistema proposto pelo MEC não será de imediato pelas universidades da região norte.
A secretária Estadual de Educação, Maria Corrêa, também participou das discussões. Ela elogiou a iniciativa do Ministério da Educação em repensar o ingresso dos alunos do ensino médio nas universidades. "É muito bom que a o método do vestibular seja reavaliado. Que a seleção leve em conta a formação do estudante do Ensino Médio. Acho que será um processo a longo prazo."
Os reitores voltam a se encontrar neste sábado, mas para um encontro fechado, onde formularão propostas para o Fórum Nacional de Educação Superior, que será realizado em maio, em Brasília. Saiba mais sobre o novo Enem, no site do Ministério da Educação.