Governo do Acre promove workshop em valorização ao artesanato local

Com a presença de profissionais do segmento do artesanato, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae), promoveu a palestra “Mãos que transformam: arte em cada detalhe”, nesta quarta-feira, 2, no auditório do Sebrae, em Rio Branco.

O evento ocorreu em alusão ao Dia Nacional do Artesão, comemorado em março, e contou com uma palestra do educador e gestor de projetos Aldemar Maciel, sobre as diretrizes nacionais do artesanato.

Artesãos participam do workshop promovido pelo governo. Foto: Bruno Moraes/Sete

Antonio Kleder Bezerra, artesão de biojoias, participou do evento e ressaltou a relevância da iniciativa. “Eu acho bem interessante ver o poder público, os órgãos, as entidades governamentais valorizando o artesanato, dando essa abordagem de identificação regional. É interessante saber que estamos sendo valorizados”, explica.

Kleder é artesão de biojoias e participa de feiras nacionais de artesanato há anos. Foto: Bruno Moraes/Sete

O artesão destaca, ainda, que a palestra é importante para entender o que há de novo nas políticas voltadas ao artesanato. “Eu quero ver o que há de novo e quais são as políticas nas decisões voltadas para atender algumas reivindicações que a gente fez há um tempo junto ao nosso setor de artesanato”, diz.

O titular da pasta, Marcelo Messias, parabenizou os artesãos e destacou que a ação tem uma agenda para valorizar os profissionais. “Comemoramos o Dia do Artesão com muito conhecimento, em uma programação especial, com palestra e apresentação de diretrizes nacionais do artesanato. Em parceria com o Sebrae, trouxemos esses profissionais para comemorar o dia deles”, explica.

Marcelo Messias ressalta a valorização do artesanato e do artesão. Foto: Marcos Rocha/Sete

A diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, explicou que a iniciativa celebra o dom e o conhecimento tradicional. “Esse conhecimento não pode ser perdido e precisa ser valorizado para ter continuidade. O artesanato retrata tanto da nossa história e do nosso Acre, por isso a gente está nesse dia de celebração. Nosso primeiro workshop vai trazer novidades das diretrizes das feiras deste ano, o que o PAB mudou, quais são as atualizações para que os artesãos estejam preparados para esse ano”, afirma.

Para a coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, o workshop é uma oportunidade para os artesãos. “Vamos mostrar um pouco do que o PAB tem para esse ano de 2025 para os artesãos. É uma oportunidade para eles mostrarem um pouco do trabalho deles também”, explica.

Risoleta destaca a importância de falar sobre as novas diretrizes do PAB. Foto: Bruno Moraes/Sete

Os participantes tiveram ainda um momento de descontração com um profissional de educação física que guiou brincadeiras com movimentos para alongamento de todas as partes do corpo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress