Governo do Acre realiza ações de manutenção predial em escolas de Sena Madureira

As melhorias que o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realiza nas escolas não param. Em Sena Madureira, muitas delas passam por manutenções prediais que, além de aprimorar o aspecto físico, contribuem para elevar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Uma das escolas onde os investimentos em infraestrutura estão sendo realizados é a Fontinele de Castro. Lá, entre os mais diversos serviços, está sendo realizada a troca do piso, a pintura, a manutenção do telhado e também dos banheiros, com a troca de vasos, além da recuperação de calçadas e da ampliação da cozinha.

Escola Fontinele de Castro, em Sena Madureira, é uma das que passam por manutenção predial. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O bom de tudo isso é que as aulas não pararam. De acordo com a diretora da escola, Maria Bonfim, mais de 600 alunos, dos ensinos fundamental anos iniciais e anos finais, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), continuam tendo aulas normalmente.

Segundo a gestora, a escola necessitava de muitos reparos em sua estrutura. “O processo começou nas salas de aula, depois no pátio e agora estamos esperando a conclusão da cantina. Os banheiros foram adaptados, atendendo as necessidades de nossos alunos especiais”, explicou.

Diretora Maria Bonfim: “Escola necessitava de muitos reparos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A manutenção que está sendo realizada na instituição não beneficia somente alunos, professores e servidores. “Atende as demais pessoas que vêm até aqui, porque a gente precisa de um ambiente acolhedor e seguro, e esse ambiente precisa da parte elétrica, de pintura, de lajota”, detalhou.

Trabalho de manutenção na Escola Fontinele de Castro está em fase de conclusão. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O espaço da aprendizagem não está voltado somente à sala de aula, tem também à quadra, ao pátio, ao acolhimento aos funcionários; tudo isso contribui para o processo de ensino e aprendizagem”, lembrou.

“Achei muito boa a reforma”

Ketryn Antônia de Andrade é mãe de dois filhos que estudam no 1º e 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais, da Escola Charles Santos, que fica localizada na Estrada Xiburema, zona rural de Sena Madureira.

Ketryn Andrade: “Achei a manutenção muito boa”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A manutenção predial da escola já foi realizada há cerca de dois meses, mas Ketryn faz questão de destacar a intervenção realizada pela equipe do Departamento de Manutenção da SEE. “Eu achei que ficou muito boa, melhorou muito para os meus meninos e eu gostei bastante”, aprovou.

Na entrada da escola, onde antes havia somente uma rampa, agora há grades, para a segurança dos alunos, a cantina foi ampliada, e as salas de aula, com a instalação de condicionares de ar, apresentam um ambiente mais adequado para o estudo.

Na Escola Rural Charles Santos, além das salas de aula, a cozinha foi completamente reestruturada. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A alegria é compartilhada com a diretora do estabelecimento, Giseuda Monteiro, que relata que a cozinha era de madeira e as salas de aulas possuíam brechas, sobretudo nas paredes e no assoalho. “Ficou bem melhor, diferente, mudou bastante a nossa escola”, enfatizou.

Uma nova escola

Outra unidade de Sena Madureira que, quando estiver pronta, vai proporcionar um ambiente melhor e mais agradável para toda a comunidade escolar é a Assis Vasconcelos. Lá, o trabalho é acompanhado e coordenado pela arquiteta do Departamento de Manutenção da SEE, Maísa Mota.

Escola Assis Vasconcelos será entregue à comunidade escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A servidora enfatiza o empenho da equipe da SEE para realizar um trabalho de qualidade nas escolas. “Somente para destacar, o material que utilizamos na manutenção predial é de primeira qualidade, o que vai garantir um serviço também de qualidade”, explicou.

Assim como nas demais escolas que passam por manutenção predial, diversos serviços estão sendo realizados, como a adequação da cozinha, melhorias no depósito de merenda, instalação de exaustores e coifas, calçadas, troca de piso e contrapiso, troca de janelas e portas e manutenção nos sistemas hidráulico, sanitário e elétrico, além da pintura.

Material utilizado nas obras de manutenção é de primeira qualidade. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Na Assis Vasconcelos, da mesma forma que na Fontinele de Castro, as aulas não pararam, permanecendo no período da manhã, o que faz com o que ano letivo não tenha intercorrências.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress