Moradores próximo ao Riozinho do Rola discutem criação da Unidade de Conservação

Reuniões de esclarecimento tiveram ampla participação dos moradores representando cerca de 1.200 famílias que vivem da região

uc_riozinho_do_rola.jpg

Moradores da região comemoram discussões sobre criação da UC (Foto: Sismat Assessoria)

Durante cinco dias uma equipe formada por representantes do Governo do Estado do Acre, do Conselho Nacional dos Seringueiros, Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, FETACRE e SIMPASA percorreram a bacia do Riozinho do Rola.

O que tornou a visita dessa equipe um sucesso é o assunto que não sai da cabeça da população que vive na área: uma Unidade de Conservação (UC). Foram realizadas quatro reuniões com grande participação dos moradores do Riozinho do Rola, igarapé Espalha e Vai-se-ver, que desejam que aquele território seja de fato uma Unidade de Conservação.

A região tem sido bravamente conservada pela população de aproximadamente 1200 famílias que vivem do extrativismo da castanha e seringa, produção de arroz, feijão, e a criação de pequenos animais.

Os benefícios com a criação da reserva são muitos. A área proposta detém a maior bacia hidrográfica do município de Rio Branco, responsável pelo abastecimento o rio Acre", conformou a chefe da divisão de áreas naturais protegidas, Silvana de Souza.

A criação da Unidade é uma luta de mais de 5 anos dos seringueiros e produtores rurais da região. Com a UC, vem também a regularização fundiária das colocações. A criação da unidade também trará tranquilidade às famílias, dos quais a maioria nasceu e se criou na região na condição de posseiro. Esta paz interior trará melhorias na qualidade de vida das famílias, além dos benefícios ambientais, pois a permanência deles vai garantir a manutenção da floresta. E pois eles são os verdadeiros guardiões da floresta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter