350 estudantes acreanos concluem ensino médio pelo PEEM Poronga

Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão será realizada nesta quarta-feira, 08, no Teatrão

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Serão 350 alunos que recebem o certificado de conclusão no Teatro Plácido de Castro (Foto: Assessoria SEE)

Até os 19 anos, o caseiro Francisco de Assis não sabia ler e nem se interessava em estudar e por este motivo enfrentou muitas dificuldades. Incentivado pelos amigos ele resolveu frequentar as aulas do Programa Especial de Ensino Médio-PEEM Poronga. Ao lado de mais 349 estudantes, o caseiro recebe nesta quarta-feira, 08, o certificado de conclusão do ensino médio em cerimônia a ser realizada às 19 horas, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão).

Diferente das outras turmas do PEEM, que se inicia sempre no mês de março, esta começou no mês de setembro de 2007, pois vieram do Programa Projovem, onde concluíram o ensino fundamental, da prefeitura municipal de Rio Branco.  

Das 13 turmas distribuídas em oito escolas de Rio Branco, uma em especial é formada exclusivamente por funcionários de uma grande empresa do ramo da construção, que solicitou ao PEEM Poronga, uma turma alternativa em um espaço da própria empresa para proporcionar aos funcionários, que não tinham o ensino médio, a sua certificação.

Com esta quarta formatura, a Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, através do PEEM Poronga, chega aos 3 mil alunos certificados com o segundo grau. Atualmente, 1.501 alunos do ensino médio freqüentam as aulas em 86 telessalas em Rio Branco e 2.260 estudam em 62 telessalas, em mais cinco municípios acreanos.

O PEEM Poronga segue a metodologia do Telecurso e foi adotado pelo Governo do Acre como política pública de ensino em 2005, com o objetivo de corrigir os índices de defasagem idade-série, nos ensinos fundamental e médio.

Graças à metodologia do PEEM, a distorção idade-série no ensino médio na capital caiu de 80,02%, em 2005, quando iniciou o programa para 36%, em 2008, número que deve cair ainda mais com os 800 estudantes que se formarão no segundo semestre de 2009. A posição do Acre no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) com relação aos outros estados brasileiros saltou do 27º lugar (último), em 2001, para o 9º lugar, em 2007, superando assim a média da região Norte/Nordeste do país, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

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