O governo do Acre, por meio do Decreto nº 11.607, determinou a desvinculação de R$ 791 mil da receita do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), com o objetivo de fortalecer a infraestrutura pública por meio de investimentos executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre). O recurso, que será transferido ao Deracre, está sendo aplicado na infraestrutura do Idaf, em Rio Branco.
A intervenção visa melhorar a infraestrutura do local, garantindo mais segurança, acessibilidade e organização para funcionários e usuários. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou a importância da obra para otimizar as condições de trabalho no órgão. “Essa obra segue a determinação do governador Gladson Cameli, pois um ambiente bem-estruturado contribui para a eficiência dos serviços prestados à população”, afirmou.
Com a pavimentação, o pátio do Idaf facilitará o deslocamento de veículos e pessoas, criando um ambiente mais adequado para o trabalho e atendimento aos usuários. A iniciativa reflete o compromisso do governo em atender às necessidades de instituições essenciais para o setor rural do Acre e melhorar a prestação de serviços.
“Este é um importante acordo de cooperação entre o Idaf e o Deracre, que visa a execução da pavimentação asfáltica na área de circulação de veículos e estacionamento do nosso Departamento de Transporte, na sede do Idaf. Com esse acordo, teremos serviços essenciais, como terraplanagem, aterro, execução de sub-base e base, pavimentação asfáltica, drenagem, instalação de meio-fio, sarjetas, saídas de água e dissipadores de energia. Além disso, também será realizada a instalação de postes e sinalização vertical e horizontal, trazendo mais segurança e qualidade para a infraestrutura do nosso estado”, afirmou o presidente do Idaf, Francisco Thum.
O redirecionamento dos recursos segue o que está previsto na Constituição Estadual e no artigo 76-A das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, que permite a utilização de receitas vinculadas em áreas prioritárias da administração pública. O Deracre será responsável pela execução e conciliação dos valores, garantindo a correta aplicação dos recursos.
Com a conclusão da obra, espera-se que o Idaf opere com mais eficiência, contribuindo para o fortalecimento do setor agropecuário e o desenvolvimento do estado.