Avança gestão da área do igarapé São Francisco

O entorno do igarapé é uma Área de Preservação Ambiental de grande influência na cidade de Rio Branco e no rio Acre

apa_so_francisco.jpg

Gestores públicos e lideranças comunitárias se reuniram para debater políticas de preservação da Área de Proteção (Foto: Sismat Assessoria)

Durante o final do mês de Março foi realizada em Rio Branco a oficina "Estruturação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA Igarapé São Francisco", no auditório do Centro Empresarial SEBRAE, com a missão de elencar de forma participativa instituições potencialmente importantes para compor o Conselho Gestor da APA Igarapé São Francisco.

Compareceram várias associações de bairros, como a do Adalberto Aragão, da Conquista e do Conjunto Ruy Lino; além de representantes de ONG`s e de instituições como a Sema, Seaprof, Imac, Semeia, Saerb, MPE, Embrapa e Corpo de Bombeiros.

A oficina é o primeiro passo para a definição das entidades que farão parte do Conselho Gestor da APA. No processo de escolha as pessoas ou organismos manifestam seu interesse de fazer parte do conselho. A formação final ainda será construída de acordo com novos encontros. O Conselho Gestor constitui um espaço de discussões onde são tratados os problemas e conflitos envolvidos na gestão da Unidade de Conservação.

A Área de Proteção Ambiental – APA Igarapé São Francisco foi criada pelo decreto n° 12.310 de Junho de 2005, para preservar e recuperar o igarapé São Francisco e demais cursos d’água e do seu entorno.

Também ordenar a ocupação das áreas de influência do igarapé, fomentar a educação ambiental, a pesquisa científica e a conservação dos valores ambientais, culturais e históricos. No sentido de promover uma melhoria das condições de sobrevivência e qualidade de vida das comunidades residentes e entorno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter